Meu Primeiro Apê

Cinco dicas para você começar a sair do aluguel e comprar o primeiro apê

Para você comprar o apartamento é preciso de muito planejamento e organização financeira

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Oferecimento

A compra do primeiro apartamento é ainda um dos principais desejos de muitos brasileiros. Para ele ser realizado é preciso muito planejamento e, principalmente, organização financeira, já que muita gente conta com o aluguel de um imóvel como uma de suas dívidas.

O iBahia, então, preparou cinco dicas para você começar a sair do aluguel e finalmente concretizar o sonho de ter o seu primeiro apê. Confira:

Foto: Reprodução

Encarar seu perfil de comprador
O primeiro passo para quem deseja sair do aluguel e comprar o primeiro apartamento é ter conhecimento sobre quanto pode ser seu custo na compra. Isso é feito, claro, a partir da sua renda mensal. Sabendo o seu limite de gastos é possível conhecer qual o seu perfil de comprador e, assim, conseguir pesquisas os melhores imóveis.

Organize suas finanças e faça um planejamento
Um dos primeiros passos para quem deseja adquirir um apartamento próprio é arrumar as contas. Ter ideia do valor da sua renda, quanto você pode poupar e em quanto tempo terá um dinheiro capaz de iniciar esse novo tempo são algumas das dicas que deve-se ter em conta ao planejar a compra do imóvel. Anotar os gastos, procurar descobrir para onde estão indo os gastos supérfluos e ajustar os seus hábitos de consumo estão entre os mantras básicos das finanças pessoais sugeridas pelos especialistas.

Pesquisa e planejamento
Ter o imóvel próprio é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela é a concretização de muita batalha, sonhos e, por isso, é necessário planejamento e muita pesquisa. A primeira proposta pode ser a mais tentadora possível, mas tente não se encantar por ela, pois é preciso de muito estudo e planejamento. Conheça vários apartamentos e veja a possibilidade de morar em cada um deles, pensando nas suas necessidades atuais e também as no futuro.

Economize nos gastos
Se comprar um apartamento é mesmo sua prioridade, faça dela ser o principal objetivo da sua vida. Por isso, planeje para fazer cortes estratégicos. A indicação não é deixar de sair, fazer passeios ou viagens, mas reduzir gastos considerados supérfluos, como pacotes de TV por assinatura, pedidos de fast food, baladas do final de semana e compras feitas por impulso.

Poupe mensalmente
Caso você opte por não fazer um financiamento, é necessário de muita dedicação para conseguir poupar uma boa quantia mensalmente. O ideal é guardar cerca de 30% dos seus ganhos a cada mês. Especialistas recomendam que o dinheiro seja realmente investido em opções seguras e rentáveis para que montante ganhe maiores proporções.