Gastronomia

Cinco receitas para fazer em dias de chuva

Saia da rotina. Aprenda cinco receitas para fazer nos dias chuvosos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quando chega essa época de chuva, bate aquela vontade de fazer receitas diferentes, não é? Confira cinco receitas para você fazer nos dias chuvosos:

Fondue de Queijo

Ingredientes

1 dente de alho, 1/2 xícara de vinho branco seco, 1 colher (chá) de limão (só a casca) ralada, 3 xícaras de queijo gruyère, 2 xícaras de queijo emmental (ou suíço) ralado, 1 1/2 colher (sopa) de amido de milho, 1 1/2 colher (sopa) de kirsch (ou quirche) (destilado de cereja)e 2 baguetes cortadas em cubos de 2 cms.

Modo de preparo

Esfregue o alho no fundo e nos lados da panela para fondue e descarte-o. Coloque o vinho, a casca de limão e os queijos na panela e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até os queijos começarem a se derreter. Reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até os queijos se derreterem completamente. Acrescente a maisena e o kirsch e cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea e levemente espessa (aproximadamente 7 minutos). Acenda o réchaud e coloque a panela para fondue sobre ele. Parar servir, espete um cubo de pão no com o garfo próprio e mergulhe-o na mistura de queijo, envolvendo-o bem.

Polenta com Linguiça
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo, 1/2 kg de linguiça calabresa curada, 1 kg de tomate e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Aqueça o óleo e frite a linguiça. Junte os tomates descascados e cortados em pedaços. Tampe a panela e cozinhe, acrescentando um pouco de água, se for necessário, até obter um molho grosso.

Suflê de Batata e Parmesão
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (sopa) de suco de limão, 400 gramas de batata médias, cozidas e amassadas quentes, 3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1 1/2 colher (chá) de sal, 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada a gosto, 3 ovos (claras e gemas separadas) e 1 colher (chá) de fermento químico

Modo de preparo

Misture o creme de leite ao limão. Aqueça o forno em temperatura média (170 ºC a 190 ºC).

Misture a batata com o queijo, o creme de leite, o sal e a cebolinha. Junte as gemas e mexa.

Bata as claras em neve. Acrescente o fermento e as claras à massa. Transfira para um refratário para suflê com capacidade de 1,5 litro untado com manteiga e asse até crescer e dourar.

Sopa de Grão de Bico Picante
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola picada, 5 dentes de alho picados, 2 tomate sem pele e sem sementes picados, 1 cenoura picada, 1/4 colher (chá) de pimenta-calabresa, 1 colher (sopa) de cominho (alcarávia ou kümmel), 1/2 colher (chá) de curry (ou caril), 800 gramas de grão de bico em conserva, 1 litro de caldo de legumes, 3 colheres (sopa) de manjericão picado, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate e a cenoura.

Tempere com a pimenta, o cominho, o curry e sal. Adicione o grão-de-bico e, aos poucos, o caldo de legumes. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando (160 ºC). Deixe esfriar um pouco e passe metade da sopa no liquidificador. Volte à panela, tempere com o manjericão, o suco de limão e deixe levantar fervura. Sirva a sopa em seguida, com o queijo parmesão.

Mousse de Chocolate
Ingredientes
500 gramas de chocolate meio amargo picado, 2 1/2 xícara (chá) de creme de leite e 4 claras de ovos em neve.


Modo de preparo

Coloque o chocolate em uma tigela e reserve. Em uma panelinha, aqueça o creme de leite, espere ferver e despeje sobre o chocolate. Misture com um batedor de arame até obter um creme liso e reserve. Coloque as clara na tigela da batedeira e bata até obter picos firmes. Com uma espátula, incorpore delicadamente as claras ao creme de chocolate. Transfira para a louça que irá à mesa, cubra com filme plástico e leve à geladeira para firmar e gelar por, pelo menos, 2 horas e, no máximo, até 48 horas.