Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Cobrança de estacionamento em shoppings deve começar em junho

Os empresários vão se reunir esta semana para discutir os detalhes da implantação do nova cobrança

• 24/05/2015 às 9:47 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Munidos por uma decisão judicial que deu parecer favorável, em abril, para a cobrança nos estacionamentos dos shoppings centers, os empresários vão se reunir esta semana para discutir os detalhes da implantação do nova cobrança. O juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 7ª Vara da Fazenda Pública, intimou a Superintendência de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom) - atual Secretaria Municipal de Urbanismo - para que o órgão emita o Termo de Viabilidade Locacional (TVL).

Cobrança de estacionamento em shoppings de Salvador deve começar em junho(Foto: Divulgação)

O documento é o último passo para o início da cobrança nos estacionamentos dos oito principais shopping centers de Salvador: da Bahia, Salvador, Salvador Norte, Bela Vista, Paralela, Barra, Lapa e Piedade. “Ainda não estabelecemos uma data exata para o início da cobrança nos estacionamentos, mas essa operação começará em breve”, garantiu o coordenado regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio.

A estimativa da Abrasce é que a cobrança comece em junho. O parecer do juiz foi publicado no Diário Oficial da Justiça em abril deste ano e determina que a Sucom se submeta à decisão judicial, “de modo que os associados da impetrante (Abrasce) tenham a efetividade do seu direito de propriedade dos estacionamentos, com a consequente possibilidade de cobrança, pelo seu uso”, diz o texto.

O parecer estende ainda o valor da multa de R$ 10 mil para R$ 50 mil diários caso a Sucom não cumpra a determinação. Entretanto, no mesmo documento, o juiz lembra que a Abrasce não precisa do documento da Sucom para iniciar as cobranças. De acordo com Piaggio, os shoppings decidiram aguardar a emissão do documento por uma questão empresarial.

“Os juizes anteriores já tinham dado autonomia para que os shoppings se autorregulamentassem, mas preferimos aguardar o posicionamento do município. Não queremos nos indispor com o poder público”, disse. Ele acredita que a mudança vai gerar cerca de 500 novos empregos.

“São pessoas que vão trabalhar no sistema de controle, orientação e segurança dos estabelecimentos”. A disputa judicial entre representantes dos shoppings e do município começou em 2001 e a decisão já trânsitou em julgado, não cabendo mais recursos. A Sucom não foi localizada para comentar o assunto até o final da noite do sábado (23).

Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador