Carnaval

Publicada em 07/02/2013 às 09h55. Atualizada em 07/02/2013 às 10h08

Com circuito oficializado, largada do Carnaval da Barra é dada na quarta-feira (06)


Bairro reviveu festa à moda antiga com marchas de Carnavais e com a presença do prefeito ACM Neto


Da Redação
publicidade

O Carnaval de Salvador só começa oficialmente nesta quinta-feira (07), mas ontem à noite já teve folia à moda antiga na Barra. Agora oficializado e contando com todo apoio da Prefeitura na quarta-feira que antecede à entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, o circuito Sérgio Bezerra, exclusivo para blocos de sopro e percussão, foi animado por 20 entidades e reuniu milhares de pessoas, incluindo o prefeito ACM Neto, que marcou presença no desfile do Habeas Copos.



O prefeito foi convidado pelo fundador do bloco, Sérgio Bezerra, que dá nome ao circuito. Foi o Habeas Copos que originou a festa das fanfarras e blocos que revivem os antigos carnavais na Barra há 35 anos. "Esse circuito resgata aqueles carnavais antigos, mas que continua atraindo gente de todas as idades. Queremos cada vez mais estimular esse espírito democrático da folia, respeitando todas as manifestações e investindo cada vez mais no Carnaval democrático e de rua", afirmou ACM Neto.

Acompanhado de secretários, técnicos da prefeitura e do deputado estadual Bruno Reis, o prefeito conversou com alguns foliões e percorreu uma parte do circuito. Ele afirmou que todos os dias estará nas ruas acompanhando de perto o transcorrer da festa. "Sempre fui folião. Farei esse trabalho com enorme prazer", brincou ACM Neto.   


Organização - Cerca de 20 entidades que integram a Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (Acesp) participaram do circuito Sérgio Bezerra. Os blocos começam a sair a partir das 19h e invadiram a madrugada de hoje. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, que acompanhou ACM Neto, a organização do circuito pela Prefeitura vai permitir que tanto o folião como o morador da região tenham mais tranquilidade e segurança.

"Nos reunimos com os diversos órgãos municipais e com a polícia para garantirmos serviços essenciais como limpeza, ordenamento do trânsito e segurança", disse o secretário. Entre as regras para o novo circuito está também a organização do desfile das bandas, pela Avenida Oceânica, e a limitação do número de bandas autorizadas para apresentação, que deverão ser da Acesp.

"A oficialização foi maravilhosa tanto para os blocos quanto para o folião, pois antes fazíamos essa festa sem qualquer apoio. Agora toda a estrutura que estará a serviço dos desfiles dos grandes blocos também vai estar disponível na quarta-feira", disse o diretor da entidade que congrega os blocos de sopro, Jairo João Ferreira. "Aqui a gente quer se divertir com tranquilidade, sem cordas, sem carros, só com alegria", completou.

História - O circuito começou há 35 anos quando o empresário que dá nome ao novo circuito resolveu sair às ruas da Barra na sexta-feira que antecede o Carnaval com sua banda Habeas Copos, nome do bar que ele dirige no bairro. Tempos depois, surgiu outra entidade, o Gravata Doida, que já desfila há sete anos e que foi o precursor da quarta-feira. De lá para cá, outros grupos se reuniram e passaram a sair às ruas.

Há sete anos surgiu a ideia de reunir os blocos em uma associação para organizar o desfile. "Nessa época saíamos, mas acabávamos nos encontrando no meio da rua porque não tinha um circuito nem horários definidos. Só há três anos começamos a desfilar de forma organizada, saindo do Farol. Mas agora já fazemos parte da programação oficial e contaremos este ano com todo o aparato da prefeitura para fazer uma grande festa", contou Jairo João.

Sérgio Bezerra, que idealizou o desfile, também comemora a oficialização do circuito. "Vamos mostrar ao Brasil que Salvador tem um Carnaval plural. Os jovens todos estão aderindo a essa forma de curtir o Carnaval, além da velha guarda que participa e continua nos apoiando. É um grande salão de festa a céu aberto e toda a família pode participar. Esse ano, com o circuito reconhecido, teremos toda essa estrutura necessária para que os foliões tenham conforto. Estamos satisfeitos com a determinação do prefeito ACM Neto".





Tags: Circuito, largada, Carnaval, Barra, Sérgio Bezerra
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural