Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Com uma tonelada de carne, mocotó de padre faz sucesso no IAPI

O Mocotó do Padre, evento promovido pela Paróquia São Paulo Apóstolo, deve atender três mil pessoas ao longo de todo o dia

Redação iBahia • 15/01/2017 às 15:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Bucho, calabresa, charque, alho, limão, hortelã, salsa, coentro, cebola... E o principal: pata de boi. A receita de um dos mais tradicionais pratos nordestinos tomou proporções um tanto fora do comum neste domingo (15). O Mocotó do Padre, evento promovido pela Paróquia São Paulo Apóstolo, no fim de linha do IAPI, preparou cerca de uma tonelada de carne para atender a cerca de três mil pessoas, ao longo de todo o dia.
O “padre” que dá nome à festa é o padre Valson Sandes, que há dez anos atua na paróquia do IAPI. Nove anos atrás, foi dele a ideia de montar uma espécie de quermesse na comunidade. “Fizemos, naquele período, para 150 pessoas. O mocotó foi o primeiro prato que vendeu, então a gente entendeu que o caminho era por ali”, lembra ele.
Desde então, o Mocotó do Padre é sempre no mês de janeiro, antes do dia 25, quando é celebrado o dia de São Paulo, padroeiro da igreja. E o público só aumenta: passou de 2,5 mil pessoas no ano passado para três mil em 2017. Segundo padre Valson, vem gente de estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe, além de outras cidades da Bahia, como Feira de Santana, Lauro de Freitas, Conceição do Coité e Valença.
“O objetivo é congregar os fieis por conta da festa de São Paulo. A gente arrecada os fundos para custear a festa e a reforma da Igreja Matriz, que precisa trocar o telhado, que é de telha de amianto. Os fieis estão todos trabalhando voluntariamente. E todos estão pagando para comer, inclusive os voluntários”, diz.
A receita é do próprio padre Valson. Foi com ela, inclusive, que ele venceu o concurso do quadro Panela de Bairro, da TV Bahia, em outubro de 2016. Por isso, também é ele o primeiro a experimentar o prato – para garantir que tudo está do jeito certo.
Equipe de 300 pessoas
Ao todo, mais de 300 pessoas se envolvem no processo, que começou ainda na segunda-feira (9). No sábado (14), um grupo virou a noite colocando panelas no fogo. A dona de casa Nice Dantas, 60 anos, estava desde segunda limpando panelas e o mocotó. Só deu uma pausa no sábado porque era o casamento da filha. Mesmo assim, às 6h deste domingo, já tinha voltado à igreja para retomar o trabalho.
“A comunidade chega junto. É muito importante porque estamos trabalhando para Deus, para a paróquia. Não é para o padre Valson, mas para a paróquia crescer. Eu trabalho com muito amor e carinho”, conta Nice, que frequenta a paróquia há 38 anos. O professor de Biologia Gelton Cirino,41, também é um dos que está na linha de frente do trabalho. “Hoje, estou com o pirão, mas responsável pela cozinha. Estou aqui 4h da manhã, mas é muito divertido. Quando a gente vê, o cansaço já passou”.
Os membros da paróquia costumam comparecer em peso. A técnica de laboratório Denise Gonzaga, 47, vai todos os anos com a família. “É um dia muito especial. A gente ajuda nosso padre e o mocotó dele é muito bom. Tempero, gordura, sal... Tudo é na medida certa. Nada é exagerado. Quem tem pressão alta pode comer tranquilo”. É a mesma situação da psicopedagoga Bárbara Monteiro. “Venho pelo espiritual, porque a gente participa com muita alegria. É um mocotó feito com muito carinho”.
Já a dona de casa Raimunda Costa, 51, foi com o marido, Jorge Sobrinho, 52, experimentar pela primeira vez, depois de assistir à reportagem do quadro Panela de Bairro com o padre Valson. “Fiquei curiosa e vim. É muito bem organizado e o sabor é maravilhoso. Conheço sabores de comida e esse aqui está da melhor qualidade”.
O Mocotó do padre vai até 21h deste domingo. Cada porção de mocotó custa R$ 25, mas ainda dá para comprar outras comidas – como churrasco no espetinho, tortas e doces.
Confira a receita do mocotó de Padre Valson:
Ingredientes
Mocotó: 6 unidades
3 kg de carne de boi
2,5 kg de charque (ponta de agulha ou dianteiro)
3 kg de bucho (fato)
2 kg de calabresa
1,5 kg de bacon defumado
Hortelã
Coentro
Salsa
Vinagre
Sal
Cebola
Folha de Louro
Alho (3 cabeças)
Limão
Pimenta de Cominho
Corante (100g)
Farinha
Pimenta de cheiro (para fazer o molho)
Tomate verde (para colocar no molho de pimenta)
Como fazer
No dia anterior, colocar a carne charque para dessalgar. Faça a limpeza e higienização das carnes, em especial do mocotó, com limão.
Separe os temperos em três quantidades: primeiro para rechear o mocotó; segundo, para rechear o bucho; por último, para a carne bovina. Coloque as carnes na panela de pressão separadamente. Cada uma, após rechear, deve ficar na panela por cerca de 30 minutos. Se perceber que é necessário, adicione água.
Depois que saírem da panela de pressão, todas as carnes devem ser colocadas em uma panela maior - que também vai receber o bacon e a calabresa. Adicione água, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Separe o caldo numa panela e prepare o pirão, mexendo lentamente até dar o ponto. A dica é servir com arroz branco e molho de pimenta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador