Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Comer peixe uma vez por semana pode prevenir doenças no cérebro

Estudo indica que consumir o alimento assado ou grelhado ajuda na memória e na cognição

• 19/08/2014 às 10:45 • Atualizada em 01/09/2022 às 16:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cientistas da Escola de Medicina na Universidade de Pittsburgh estimam que, daqui a 26 anos, mais de 80 milhões de pessoas sofrerão de demência. Mas, de acordo com o mesmo estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, comer peixe pode ajudar a reduzir esse número.
As pesquisas apontam que consumir proteína uma vez por semana é essencial para a memória e para a capacidade cognitiva dos indivíduos. "Nosso estudo mostra que as pessoas que adotaram uma dieta que incluía peixe assado ou grelhado, mas não frito, têm volumes cerebrais maiores em regiões associadas com a memória e a cognição", disse James T. Becker, professor de psiquiatria da instituição.
Durante o estudo, voluntários responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares, inclusive sobre a quantidade de peixe que comem e o modo como o prato foi preparado. Peixe grelhado ou assado contém níveis mais elevados de ômega-3 do que peixe frito, porque os ácidos graxos são destruídos no fogo alto da fritura. Por isso, levamos isso em consideração quando examinamos o cérebro delas", explica o médico.
Entre as 260 pessoas analisadas, as que comiam peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana tinham um volume maior de massa cinzenta no cérebro - importante componente do sistema nervoso central - em áreas responsáveis pela memória e pela cognição. Segundo Becker, isso sugere que o consumo do alimento contribui para mudanças estruturais no cérebro que podem prevenir o aparecimento da demência.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia