Gastronomia

Comida di Buteco estreia esta semana com pratos a R$25

Em Salvador e Lauro de Freitas, 34 botecos participam da disputa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Começa na sexta-feira (13) a 19ª edição do concurso Comida di Buteco em Salvador e em outras 20 cidades.Pelo terceiro ano consecutivo, o preço do petisco permanece o mesmo e será mantido em R$ 25,90, unificado para todo o país.

Foto: Divulgação

Neste ano o desafio lançado aos butecos participantes foi tema livre, ou seja, cada bar pôde escolher livremente os ingredientes para criar sua receita. Após a primeira etapa em que serão conhecidos os 21 campeões, será realizada pelo terceiro ano consecutivo, a etapa nacional, em que todos os campeões o Melhor Buteco do Brasil disputam o título.Em Salvador e Lauro de Freitas, 34 botecos participam da disputa. Em todo o Brasil são quase 600 botecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras.

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz, dando visibilidade aos botecos espontâneos/tradicionais. Confira aqui a lista dos participantes da capital baiana. 

Como funciona

Na primeira etapa , em cada uma das cidades,  os  botecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando  4 categorias ( petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. 

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR  BOTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.