Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Como vencer os desafios de estudar sozinho

O pedagogo e mestre em educação Marcelo Mocarzel sinaliza dicas para os adeptos ao estudo em casa

Redação iBahia • 05/02/2017 às 19:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Estudantes solitários programam boa parte do ano para focar no aprendizado. O Exame Nacional do Ensino Médio geralmente é o ponto final para quem resolve estudar em casa com o apoio da internet. Quem opta pelas aulas online e pela leitura em bibliotecas sai, muitas vezes, na frente daqueles que estão matriculados em cursinho. No caso da Narayana Donadio, de 31 anos, a escolha foi estratégica porque ela tem dois filhos e os horários tinham que ser flexibilizados.

- O maior desafio pra quem estuda sozinho é seguir o planejado, porque é muito fácil deixar pra depois, dar só uma olhadinha na rede social ou nas mensagens e acabamos perdendo tempo.

A moradora de Três Corações, Minas Gerais, estudou em média três horas por dia e, segundo ela, de maio a agosto do ano passado religiosamente. O desejo é de cursar medicina; ela está na lista de espera para a universidade federal da cidade.

- Eu peguei algumas ideias na internet e encaixei de acordo com a minha realidade. Eu acho que poderia ter ido melhor se tivesse me dedicado mais nos últimos meses. Troquei de setor no trabalho e não tive como estudar mais. Chegava cansada em casa e pegava as crianças na escola - conta.

A alternativa de Poliana Maria Alves, de 18 anos, foi a de estudar sozinha porque na cidade onde mora não havia cursinho. A aluna do Ensino Médio de Delmiro Gouveia, em Alagoas, prestou o exame no último ano como teste.

- Estudei apenas por livros que peguei na escola. Como não tenho computador, me virei como pude. Primeiro eu fiz uma rotina de estudos, separei duas ou três matérias para cada dia e só estudava durante a semana. As matérias que tinha mais dificuldade como matemática, química e física eu separava uma semana só pra essas matérias. Para garantir o ingresso na Licenciatura em História, Poliana garante que vai pegar mais firme nos estudos e que vai manter a rotina de estudar em casa.

O pedagogo e mestre em educação Marcelo Mocarzel sinaliza dicas para os adeptos ao estudo em casa, confira:

1. Tenha um espaço destinado a isso: a melhor maneira de ter organização e disciplina nos estudos é ter um espaço próprio para isso, de preferência com uma mesa e uma cadeira confortável. Estudar na mesa da cozinha, com gente passando e falando, não é uma boa ideia.

2. Crie uma rotina: estudar é como fazer exercício, exige disciplina. Para isso, estipular horários fixos é um bom caminho para aqueles que acabam deixando para depois. Comece com 30 minutos e vá aumentando o tempo gradualmente.

3. Trace metas curtas e possíveis: muitas pessoas desanimam dos estudos porque encaram pilhas e pilhas de livros, folhas e cadernos e acham que aquilo durará uma eternidade. Leve para a mesa somente aquilo que você for usar naquele momento, para não gerar desânimo.

4. Faça anotações: selecione os conceitos importantes no texto, marcando aquilo que você considera relevante. Faça anotações no rodapé ou em um caderno, para servir de guia em futuras releituras. Assim, você tem mais chances de fixar o que leu quando reler.

5. Saiba selecionar prioridades: pense nas datas das avaliações e naquilo que você tem mais dificuldades e priorize o que for mais importante.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos