Viver Bem

Condomínios de casas são ideais para praticar esportes com mais comodidade

São muitas as modalidades que podem ser praticadas nas quadras, piscinas e academias dos residenciais

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Com a correria do dia a dia, muitas vezes o cuidado com o corpo acaba ficando para a próxima segunda-feira. Para quem não gosta de academias e precisa de praticidade diante de um dia a dia corrido, a solução pode estar na área de lazer dos condomínios. A comodidade de se exercitar ao lado de casa são grandes diferenciais nessa hora. 

São muitas as modalidades que podem ser praticadas nas quadras, piscinas e academias dos residenciais, como natação, hidroginástica, judô e dança. Nos condomínios de casas, é possível praticar também bike e corrida, explorando as áreas comuns, sem abrir mão da segurança.

Piscina do Alphaville Litoral Norte 3 é opção de prática de esportes dos condomínios / Foto: Reprodução / Alphaville

Outro diferencial da prática nos condomínios é o atendimento personalizado. Por ter uma quantidade menor de alunos, os instrutores têm mais tempo para prestar atenção à execução de cada movimento do aluno.

Natação - A natação, por exemplo, é a atividade mais popular praticada em condomínios. As piscinas são requisitadas por já terem uma estrutura convidativa ao esporte e, para praticá-los, precisar de poucos recursos e equipamentos simples e fáceis de ter em casa. 

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO

- Pouco impacto: um dos muitos benefícios desse esporte é que ele não afeta as articulações. Indo na contramão de alguns esportes, ainda promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão.

- Equilíbrio muscular: ela é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a prática envolvem a maior parte dos músculos.

- Ajuda na postura: fortalece o músculo da coluna, o que ajuda na postura. Muitos médicos, inclusive, costumam receitar a natação para pacientes que reclamam de dor na coluna

- Melhora da respiração: a natação exige muito da respiração e aumenta a resistência do organismo, diminuindo assim as crises asmáticas.

- Promove a circulação: praticar a natação, regularmente, melhora a circulação sanguínea. A prática facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

- Maior gasto de energia: na água, os músculos trabalham cinco ou até seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico acaba sendo maior do que em outros esportes.

PARA TODAS AS IDADES

Além dos benefícios citados acima, a natação ainda se destaca por ser uma atividade aberta para todas as idades, ou seja, tanto um bebê quanto uma pessoa da terceira idade podem praticar o esporte.

Por ser uma atividade sem impacto, a modalidade é uma das mais completas e acessíveis. Existem também programas de trabalho específicos para cada faixa etária, que variam em função do grau de aptidão e do condicionamento físico de aluno. 

ANTES DE CONTRATAR O SERVIÇO

Antes de contratar um profissional para te dar aula em seu condomínio, é preciso estar atento a algumas regrinhas:

- Opte por empresas que ofereçam o serviço de gestão esportiva

- Informe-se sobra a possibilidade da prática com o síndico ou associação do condomínio

- Verifique a temperatura da água. A média ideal para a prática de atividade aquática é de 30º no verão e 31º no inverno.

Guia Grátis