Fitness

Confira 3 receitas com batata doce para inovar a dieta fitness

Batata doce é rica em fibras e amido resistente, propriedades que aumentam a sensação de saciedade e a absorção da gordura

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quem prática atividade física já deve ter ouvido que a batata doce é uma ótima aliada das dietas de emagrecimento e definição do corpo. Essa fama é devido  ao fato que a batata doce é rica em fibras e amido resistente, propriedades que aumentam a sensação de saciedade e a absorção da gordura.

Foto: Reprodução

Além disso, esse alimento estimula o bom funcionamento do intestino e auxilia no controle da diabetes e do colesterol. Para aproveitar ao máximo os benefícios da batata doce, a Electrolux indicou três receitas saborosas e fáceis de fazer tendo a batata como ingrediente. Confira: 

 

Torta salgada de batata doce e tomatinhos 


Ingredientes:

4 batatas doce tamanho médio descascadas e cortadas em cubos

1 xícara de chá bem cheia de queijo ralado (pode ser parmesão, queijo curado, queijo coalho)

½ xícara de chá de creme de leite

1 ovo médio

6 fatias de mussarela

Tomatinhos italianos ou cereja

Pimenta-do-reino

Folhas de manjericão fresco

Sal a gosto

 

Preparo:

Primeiro, cozinhe os cubos de batata doce até ficarem bem macios, escorra e deixe esfriar um pouco. Pré-aqueça o forno a 200°C. Bata todos os seguintes ingredientes no liquidificador: batata doce, ovo, creme de leite, queijo ralado (reserve um pouquinho para jogar por cima depois), cebola, sal e pimenta a gosto. Unte uma assadeira ou panelinhas com manteiga, coloque um pouco da massa, adicione mussarela e o restante da massa. Salpique o restante do queijo por cima, coloque os tomatinhos picados, por último as folhas de manjericão e um fiozinho de azeite de oliva para arrematar. Pronto, agora é só levar para o forno por 40 minutos ou até o centro da torta ficar firme e a sua superfície douradinha. 

Panqueca proteica de batata-doce 


Ingredientes:

½ copo de batata-doce cozida e amassada

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de fermento

1 colher de proteína à sua escolha (whey ou proteína vegana)

1 copo de leite de coco ou leite de Amêndoas

1 copo de farinha de coco ou outra farinha mais saudável à sua escolha

1 ovo

1 colher de sopa de polvilho doce (farinha de araruta ou outra farinha à sua escolha)

 

Preparo:

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador  até virar um creme homogêneo. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque uma concha de cada vez, cozinhe dos dois lados. Dica: Frutas vermelhas são ótimas como acompanhamento.

 

Brownie de batata doce sem glúten 

Ingredientes:

2 batatas doces médias (cor de laranja)

1 chávena de farinha de amêndoa

½ chávena de farinha de trigo sarraceno

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de cacau em pó

¾ de chávena de chocolate sem açúcar

2 chávenas de tâmaras sem caroço

1 colher de chá de fermento

2 colheres de sopa de leite

½ colher de chá de sal

 

Preparo:

Antes de tudo pré-aqueça o forno a 180 º C. Descasque as batatas doces, corte-as em cubos e coloque-as numa panela com água suficiente para as cobrir. Deixe levantar fervura e depois mantenha em fogo brando durante 15 minutos. Junte no liquidificador as batatas doces, as tâmaras e o óleo de coco. Misture bem até obter um purê. Acrescente a farinha de amêndoa, a farinha de trigo sarraceno, o cacau em pó, o leite, o sal e o fermento e volte a misturar bem até ficar uma massa macia. Derreta o chocolate e despeje-o sobre a massa, voltando a misturar. Coloque a mistura uma forma forrada com papel vegetal e leve ao forno durante 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Remova o brownie da forma e deixe esfriar totalmente antes de o cortar em quadrados.