Meteorologia

Confira a previsão do tempo para este final de semana

Há previsão de chuvas fracas e isoladas em Salvador e Região Metropolitana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Publicada em

Segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), há previsão de chuvas fracas e isoladas no Recôncavo baiano, o que inclui Salvador e Região Metropolitana. No entanto, o predomínio será de tempo quente e abafado, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas, principalmente no final da tarde e durante a noite.


Nesse primeiro final de semana de novembro, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas, principalmente, por uma massa de ar quente e seco. Esse sistema, além de reduzir as chuvas, também mantém as temperaturas elevadas em grande parte do estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 37°C.


Outro sistema meteorológico, que também pode influenciar o tempo nesse final de semana, é uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro e sul da Bahia. Com isso, no final da tarde e durante a noite aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente nas regiões Sudoeste, Chapada Diamantina e na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco. Já na região Sul do Estado, essas chuvas deverão ser mais intensas e poderão ocorrer na maior parte do período.


Mesmo com um pequeno aumento nos índices de umidade do ar em algumas áreas do estado, o predomínio ainda é de tempo quente e seco, especificamente, nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Norte e Nordeste. Com isso, recomenda-se cautela quanto ao manuseio com fogo nessas regiões, pois qualquer descuido pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer enormes prejuízos, tanto sociais quanto econômicos e ambientais para a região, de acordo com o Inema.

Comentários
Veja Mais