Artes e Exposições

Confira a programação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Nesta semana o IGHB irá realizar esquisas, visitas guiadas, conferência, seminário e festa junina

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) divulga a programação cultural desta semana (19 a 22), com destaque para pesquisas, visitas guiadas, conferência, seminário e festa junina. De 19 a 22 de junho, sempre das 13h às 18h, o Instituto estará aberto para visitação e à disposição de pesquisadores na Biblioteca e Arquivo Histórico, onde poderão ser consultados jornais, documentos e periódicos.


No dia 20, às 17h, o acadêmico português Miguel Monteiro fará a conferência "D. Pedro I, Imperador do Brasil e a experiência liberal portuguesa". A palestra trata o período conturbado pré e pós independência do Brasil, bem como as questões que levaram D. Pedro de regresso a Portugal, à guerra civil e à vitória dos liberais, com análise cronológica pelo autor, membro da Academia Portuguesa da História.

“Guilherme de Mello e a Música no Brasil – 150 anos de nascimento” é o seminário que será realizado dia 21, das 14h às 18h, com o apoio do projeto Memória Musical da Bahia. O encontro vai reunir os especialistas Luiz Américo Lisboa Júnior, Marcos Santana e Jorge Ramos; com apresentação do Coral da PM-BA, sob a regência do maestro Josué da Paz. O objetivo da iniciativa cultural e artística é celebrar os 150 anos de nascimento do Primeiro Historiador da Música no Brasil e apoia-se em conquistas culturais, educacionais e artísticas mais recentes como o retorno do ensino obrigatório de músicas nas escolas brasileiras e a concessão  do título de Cidade da Música a Salvador pela UNESCO.

Após o seminário o IGHB convida o público para uma confraternização junina, onde cada participante poderá contribuir com uma comida típica de São João. Todos os eventos são gratuitos, com direito a certificado.


Veja Mais