Viver Cabula

Confira como ir do Cabula à orla de Salvador com transportes públicos

Para os moradores do Cabula, há boas opções de transportes que possuem como destino a Orla

Especial de Conteúdo

Oferecimento
O verão está chegando e a temporada de calor acaba dando em praia. O clima abafado e os fins de semana de sol ajudam a deixar as areias das praias de Salvador cheias de gente, principalmente durante os fins de semanas e feriados. 

Apesar do verão só começar no dia 22 de dezembro, já está aberta a temporada de praia. Para os moradores do Cabula, há opções de ônibus e outros transportes alternativos que possuem como destino a Orla da cidade e praias como Jaguaribe, Piatã, Placafor e Itapuã. 

Foto: Correio

Integração com o metrô

Se você pretende ir para a praia, mas não sabe como chegar até a Orla, uma opção é usar o transporte metroviário de Salvador. Apesar de não possuir a Orla como destino final, a Linha 2 do metrô de Salvador possui paradas próximas de pontos por onde passam muitos ônibus com destino a Orla. 

Para quem mora na região do Cabula próximo aos bairros de Pernambués, Resgate ou no Horto Bela Vista, a melhor opção é se deslocar até a Estação de Metrô Acesso Norte, localizada na Rótula do Abacaxi. Ela é a primeira estação da Linha 2 do metrô. Mas para quem mora na região do Cabula VI, Narandiba e Saboeiro, a melhor alternativa é pegar o metrô na Estação Imbuí. 

Se você quiser ir para as praias de Patamares, Pituaçu, Jaguaribe, Piatã e Itapuã, a melhor opção é descer na Estação Pituaçu e pegar um ônibus próximo ao Estádio do Pituaçu. Muitos ônibus passam naquele ponto e entram pela Avenida Pinto de Águiar, tendo acesso a Orla. Você pode ainda ir até a Estação Mussurunga, e pegar o ônibus Praia do Flamengo, para ter acesso a essa praia e também a praia do Farol de Itapuã.

Ônibus direto

Com a facilidade de integração com o metrô, muita gente tem optado por esse meio de transporte. Porém, há quem prefira pegar um ônibus já direto para o seu destino final, sem fazer paradas intermediárias. Separamos algumas opções de ônibus para quem quer ir até essa parte da Orla. 

Cabula VI/Pituba (1126) – o ônibus sai pela Avenida Edgar Santos e segue pelas avenidas Paralela e ACM, fazendo o retorno na Avenida Juracy Magalhães Júnior. Na Pituba, ele chega até a Orla e segue por ela até a Boca do Rio. Quem quiser ir para Itapuã, precisa pegar outro ônibus no bairro. 

Itapuã/Narandiba (L207) – a linha segue pela Avenida Edgar Santor, Rua Silveira Martins e Estrada das Barreiras até chegar na Sussuarana. De lá, a linha prossegue até o CAB, chegando na Avenida Paralela até a altura da Estação Pituaçu. Depois, o ônibus entra na Avenida Pinto de Águiar, chegando a Orla na altura de Pituaçu. 

Itapuã/Arraial do Retiro (L309) – o ônibus sai da Avenida Edgar Santos, passando pela Rua Silveira Martins, Estrada das Barreiras, Rua Arraial do Retiro, Arenososo e Tancredo Neves até chegar novamente no Cabula VI e na Avenida Edgar Santos. De lá, a linha segue pela Avenida Paralela, Avenida Luís Eduardo Magalhães, retorna para a Paralela até chegar na Avenida Pinto de Águiar. A partir daí, o ônibus tem acesso à orla, na altura de Pituaçu. 

Mata Escura/Itapuã (1216) – o ônibus sai da Mata Escura, passando por Sussuarana e o CAB, até chegar na Avenida Paralela. Ele segue por essa avenida até a altura do Shopping Paralela, entrando na Avenida Orlando Gomes e tendo acesso a Orla, na altura de Piatã.