Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Confira dicas para deixar sua casa mais organizada

Mudar hábitos simples podem fazer a diferença, tornando a rotina mais tranquila e otimizando seu tempo

Redação iBahia • 13/01/2018 às 12:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
É normal traçarmos metas no início do ano como emagrecer, voltar a estudar ou arrumar outro emprego. Que tal colocar entre elas mais organização na casa e na sua vida? Mudar hábitos simples podem fazer a diferença, tornando a rotina mais tranquila e otimizando seu tempo.
"É um fato. A organização traz facilidades! Quando tudo está em ordem,você executa tarefas com produtividade. Quer ver um exemplo: quem nunca esqueceu onde guardou as chaves do carro ou a carteira? Sem organização, o famoso ‘vou guardar em um local seguro’ torna-se rapidamente ‘onde foi mesmo que eu coloquei?'", questiona a personal organizer Priscilla Caminha, do blog Amo Organizar. Priscila salienta que há diferenças cruciais entre arrumar e organizar.
"Quando arrumamos, queremos tirar de vista aquilo que está causando a desordem exterior. Porém, sem nos preocuparmos com o depois, com a praticidade do dia a dia, com o tempo que temos, com quem vai utilizar aquilo a seguir", lembra ela.
A personal organizer Roberta Reis recorda a lição: começar com o descarte de objetos. E a definição do que jogar fora não tem regra fechada: deve ser feita do jeito de cada um. "Alguns objetos estão submersos em uma “bagunça” do armário e é possível que não sejam utilizados há mais de seis meses ou um ano. Nem sempre o tempo tem relação com o descarte. Você pode botá-lo à mão e começar a usar. Ou seja, setorizar é a palavra-chave da organização", explica.
(Foto: Divulgação)
Desapego
Vamos desapegar! Exercitar o desapego é importante! Não acumule coisas. Quanto menos coisas tiver, menos itens para limpar e organizar. Tudo se torna mais fácil. Preocupe-se em ter somente o que você usa. Não guarde coisas que não sejam funcionais ou importantes.
Rotina
Escolha seu melhor horário para realização das atividades domésticas. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. O que importa é que este horário seja marcado em sua agenda, que seja levado a sério e que você esteja com disposição para realizá-lo sempre com alegria, acreditando que esta atitude diária proporcionará mais qualidade de vida para você e para sua família .
Tarefas
Crie uma lista de tarefas do que deverá ser feito em cada ambiente, dividindo a limpeza por cômodo e dia. Separe de 15 a 20 minutinhos de cada dia para exercitar o desafio de manter sua casa organizada. Se você se habituar a manter tudo limpo, sempre tirando o excesso de poeira, passando um pano úmido nos móveis, guardando o que estiver espalhado pela casa e colocando a roupa suja para lavar, o resultado será lógico: fazendo um pouquinho todos os dias, não haverá acúmulos de tarefas, entendeu!?
(Foto: Divulgação)
Dorminhoco
Acordou? Arrume logo a cama! Essa atitude já lhe proporcionará a sensação de que o quarto está mais arrumado.
Armazenamento
Use embalagens a vácuo para ganhar espaço (só para itens que são pouco utilizados).
Sapatos
Guarde um pé na frente do outro. Daí poupa-se mais espaço no sapateiro.
Para os pequenos
Use adesivos bonitinhos para etiquetar as gavetas das crianças
Roupa íntima
Use e abuse dos organizadores de gaveta para lingerie, pois ajudam a manter suas roupas íntimas bem guardadinhas e auxiliam na manutenção das roupas.
Móveis
Gavetas com rodinhas e prateleiras permitem que você utilize espaços muitas vezes esquecidas. Por isso, se necessário, use para guardar itens pequenos, como livros, acessórios, etc...
Velharia
Dia de mercado? Limpe sua geladeira no dia anterior e a deixa pronta para receber os alimentos comprados.
Anote tudo
Tenha sempre uma agenda ou um bloco de notas na mão para escrever qualquer coisa que você deva lembrar, seja uma tarefa do lar, um recado de algém ou um compromisso importante

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração