Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Confira exercício de coaching que auxilia na escolha de carreira

A tomada de decisão, segundo a coach de carreira e orientação vocacional Christiane Vilhena, merece atenção

Redação iBahia • 24/01/2017 às 13:53 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgadas e o Sistema de Seleção Unificada está aberto para consulta e inscrições em instituições públicas em todo o país. Chega a hora de escolher qual carreira seguir ou, no máximo, optar por dois cursos no caso do Sisu.
A tomada de decisão, segundo a coach de carreira e orientação vocacional Christiane Vilhena, merece atenção.
"Aos 16, 17 anos temos muito pouco repertório de vida para saber o que queremos dela. Mas, se uma escolha precisa ser feita ela precisa ser edificada a partir das bases de quem a sustentará. É, portanto, necessário parar para pensar. Dificilmente encontraremos algo fora se dentro não soubermos o que procuramos".
Para quem obteve nota diferente de zero e, portanto, está apto a se inscrever no Sisu, a psicóloga enumerou atividades que realiza no processo de coaching.
1) Primeiramente faça o esforço que for necessário, mas não pense nas características.
das suas áreas de interesse e muito menos no mercado. Por maior que seja sua inteligência você não conseguirá, em algumas horas, apreender o universo daquele campo do conhecimento nem tampouco o do mercado tão volátil quanto o que vivemos. Assuma o compromisso de olhar para dentro, para você mesmo. Já terá um campo bastante complexo para lidar!
2) Procure um lugar reservado e agradável (sua companhia basta) para fazer um importante exercício. Leve com você folhas em branco, lápis, borracha, um som de qualidade que tenha o poder de te manter concentrado e alguma coisa para comer e beber. Deverá precisar de algo em torno de 2 horas.
3) Faça 3 círculos grandes em intersecção bem no centro da folha
3.1 – Na retângulo – pano de fundo dos círculos, escreva tudo o que deseja obter como retorno do seu trabalho. Seja sincero e escreva.
3.2 – No círculo A, registre todos os talentos (competências e habilidades) que entende que tem e que deseja utilizar em sua atividade profissional.
3.3 – No círculo B, registre seus principais interesses (aqueles que gostaria de se ocupar em seu trabalho).
3.4 – No círculo C, registre: a) como é seu ambiente de trabalho, a personalidade dele: é descontraído? formal? b) como é a rotina dos seus sonhos? c) onde ele acontece? Instituições? Empresas? Ao ar livre… Procure deixar as ideias fluírem sem se preocupar em estabelecer relações. Apenas registre.
3.5 – Numa segunda folha liste o que há em comum entre:
* A e B?
* B e C?
* A e C?
Note: não procuramos sinônimos, mas conceitos. O que há em comum entre os diferentes círculos?
3.6 – E o que há em comum entre A – B – C? Registre. Nesse ponto de intersecção temos aquilo que é o ponto central da carreira.
3.7 – Com ele mapeado, aí sim, veja a área (daquelas em relação às quais está em dúvida) a que mais se aproxima do seu interesse.
3.8 – Respire fundo. Se sentir-se seguro faça sua escolha. Se não estiver tranquilo, mas ainda assim não quiser perder a oportunidade dessa aprovação, opte pela área que mais elementos têm em comum com seus interesses, talentos e expectativas e procure orientação profissional para ajudá-lo nessa missão. É possível, se for o caso, solicitar transferências depois de iniciado o curso.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos