Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Confira mudanças no Terminal Acesso Norte

Primeiro dia pós-feriadão teve movimento tranquilo; passageiros podem fazer integração com o metrô desde quinta (12)

Redação iBahia • 16/10/2017 às 18:24 • Atualizada em 30/08/2022 às 12:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Era a primeira vez que a estudante Sheilla Pereira, 27 anos, estava no terminal Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. O local passou a ser, desde o feriado de quinta-feira (12), uma estação de transbordo, onde 23 linhas de ônibus passaram a chegar e partir tendo como destino 32 localidades de Salvador.

Nas mãos da jovem, um panfleto com todos os novos trajetos e as três novas linhas de ônibus que foram criadas com a inauguração do terminal, que teve movimento tranquilo no primeiro dia pós-feriadão. São elas: Acesso Norte - Ribeira; Acesso Norte - Pau Miúdo/Sta. Mônica via San Martin; e Acesso Norte/Pernambués via Jardim Brasília. Outros itinerários também tiveram os roteiros alterados para facilitar a integração dos passageiros com o metrô.

A estudante, por exemplo, chegou ali depois de pegar o metrô na Estação da Lapa e descer, logo em seguida, na Acesso Norte. Já na nova estação, sem pagar nada a mais por isso, pegaria um ônibus para chegar até a Estrada das Barreiras, onde mora com a família.

Antes, para fazer esse mesmo trajeto, ela tinha que esperar cerca de uma hora na Estação da Lapa até a chegada da condução - e rezava para ter a sorte de encontrar uma poltrona vazia, já que a fila no ponto de espera costumava ser grande.

"Aqui eu tenho três opções: Tancredo Neves, Mata Escura e Santo Inácio. Fico de olho porque o primeiro que chegar eu pego. Espero ficar aqui uns 15 a 30 minutos", comentou a estudante Sheila Pereira, em entrevista ao Correio.

O usuário que vem de metrô da Lapa até o novo terminal precisa descer na Estação Acesso Norte e, de lá, atravessar uma passarela até chegar ao novo local de transbordo, onde tem acesso às novas linhas. Já quem chega no terminal e quer ir ao Shopping Bela Vista, deve fazer o trajeto oposto com destino à estação de metrô e pegar outra passarela com acesso ao centro de compras.

Implantação
A criação do terminal e a mudança nos roteiros dos veículos foi implantada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e a intenção é que até fevereiro de 2018, 77 linhas de ônibus tenham como destino também a estação.

Com as mudanças, a expectativa da Semob é que o tempo das viagens diminua em até 50%, caindo cerca de uma hora, na maior parte dos roteiros.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador