Viver Bem

Conheça a história e as ofertas da Silveira Martins, principal rua do Cabula

Um dos diferenciais da rua é o seu acesso e número vasto de opções de comércio

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Quem nunca ouviu falar da Rua Silveira Martins? Mais importante avenida do Cabula, ela também uma das mais conhecidas da cidade. Atualmente, a rua conta com 5,3 quilômetros de extensão, indo da Ladeira do Cabula cortando o bairro até a Avenida Paralela.

Um dos diferenciais da Silveira Martins é seu o acesso e número vasto de opções de comércio. É aquele típico “tem tudo e perto de tudo”. Lá, é possível achar lojas, farmácias, supermercados, academias, bancos, restaurantes e bares.
Foto: Divulgação
Entre seus 5 quilômetros, grandes marcas têm franquias espalhadas, como Subway, Casas Bahia, Lojas Americanas e Farmácia Pague Menos.

Além de lojas, a via conta com serviços que facilitam a vida do cidadão, como a unidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), dentro do Shopping Bela Vista, localizado no final da rua. Agências bancárias diversas também estão espalhadas pelo local.

Crescimento

A Rua Silveira Martins foi aberta entre os anos de 1965 e 1966. Chácaras deram espaço à construção de conjuntos habitacionais e ela se tornou a maior referência de urbanização do Cabula. Os conjuntos continuaram a ser construídos durante as décadas de 70 e 80, o que gerou a criação do Cabula I ao X.

Foi a partir da abertura da rua que chegaram grandes instituições no bairro, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Homenagem
A rua foi nomeada de Silveira Martins por causa de Gaspar Silveira Martins, um político gaúcho. Ele nasceu, na verdade, no Uruguai em 1835, mas veio cedo ao Rio Grande do Sul, onde seus pais se estabeleceram.

Após formar-se em Direito, iniciou sua vida profissional como juiz municipal no Rio de Janeiro, mas logo seguiu para a política. Nessa área, foi deputado, Ministro da Fazenda, senador e governador.
 
JVF na Silveira Martins
A JFV está presente na Rua Silveira Martins a partir de dois empreendimentos. Allegri, que já será entregue me outubro deste ano, e o Adorato, que será construído e tem previsão de entrega em agosto de 2021.

Todos os empreendimentos possuem além de inúmeras opções de lazer – piscina, quadra, salão de festas, salão de jogos, brinquedoteca, churrasqueira – rampas nas áreas comuns, elevadores acessíveis e vagas específicas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência.