Viver Cabula

Conheça a origem do nome do Cabula e de outros bairros de Salvador

Conhecer essa história é saber um pouco sobre o povoamento do seu bairro

Especial de Conteúdo

Oferecimento
A história do nome do Cabula está diretamente ligada à forma como o bairro foi povoado. Ainda no século XVIII, a região onde hoje está situado o Cabula foi povoada por negros, principalmente de origem do Congo e da Angola, formando as primeiras comunidades da região. Esses povos tocavam e dançavam um ritmo quicongo religioso, chamado de kabula. Foi justamente esse ritmo que acabou dando nome ao bairro.

Bairro do Cabula / Foto: Divulgação

Assim como o Cabula, muitos outros bairros têm uma explicação histórica para a origem de seus nomes. E conhecer essa origem é saber um pouco sobre a história e o povoamento do seu bairro. Confira abaixo a origem do nome de alguns dos bairros que estão localizados nas proximidades do Cabula:

Engomadeira: acredita-se que o nome deste bairro seja derivado das famosas lavadeiras e engomadeiras de roupas dos quartéis das forças armadas, que realizavam essa atividade ali na região. 


Mata Escura: a origem do nome do bairro está relacionada com o fato de que antes de seu povoamento, aquela região era um cerrado da Mata Atlântica. 

Narandiba: o nome “Narandiba” vem do tupi-guarani e significa "o sítio das laranjas" ou "lugar com muita laranja". Isso porque, assim como em outros bairros da região do Cabula, Narandiba também fazia parte dos sítios agrícolas que produziam pés de “laranja-da-baia” ou “laranja-de-umbigo” no começo do século XIX. Essa produção entrou em declínio com a praga que destruiu as plantações de laranja entre as décadas de 1940 e 1950. 

Pernambués: o nome do bairro tem origem indígena e significa é "mar feito à parte" ou "tanque de água".

Saramandaia: o bairro surgiu em 1975, com o início da construção do novo Terminal Rodoviário de Salvador. Após as obras, muitos operários se instalaram na região próxima ao terminal, dando origem ao bairro. O nome foi escolhido em alusão à telenovela Saramandaia, de Dias Gomes, exibida no ano de 1976.

Sussuarana: O radical sussu da palavra Sussuarana é o topônimo da língua Quiumba, que quer dizer “que atemoriza”. Esse temor se referia a existência de onças suçuaranas na região até a década de 1970, por causa da grande quantidade de mata. Com o tempo e urbanização, o aparecimento das suçuaranas foi diminuindo. 

Tancredo Neves: o primeiro nome do bairro era Beiru, que tem origem ioruba. Esse nome se refere ao escravo Gbeiru, que morou na localidade no século XIX, após ser sequestrado de sua terra natal. Ele foi comprado por um membro da família dos Garcia D´Ávila e trazido para a fazenda Campo Seco, ali na região, onde conseguiu adquirir a confiança da família, ganhou algumas terras deles e juntou-se com seus irmãos de África. Em 1985, um plebiscito mudou o nome do bairro para homenagear o ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, que morreu sem conseguir exercer a função. Na época, a mudança do nome do bairro causou muita polêmica entre os moradores.