Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > minha salvador
Whatsapp Whatsapp
MINHA SALVADOR

Culinária baiana reúne cerca de 50 pratos diferentes

A exótica cozinha baiana encanta nativos e turistas dos quatro cantos do mundo

Redação iBahia • 03/06/2016 às 9:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A culinária baiana é marcada pela mistura. Os negros escravos trouxeram o sabor marcante do azeite de dendê, que junto às comidas dos colonizadores portugueses e dos índios nativos acabaram por criar pratos originais, que agradam não só pelo sabor marcante, mas também pelo aroma inigualável. Hoje, essa cozinha pitoresca chega aos quatro cantos do mundo, encantando a todos pela sua riqueza e diversidade.A comida da Bahia reúne mais de 50 tipos de pratos diferentes. Boa parte dessa diversidade se deve à cultura africana e, também, ao Candomblé. Iguarias como acarajé, caruru, vatapá, efó, mungunzá, arroz de hauçá e bobó de camarão, entre outras, são adaptações da comida sagrada dos orixás (divindades do Candomblé).
Entretanto, nem todos os pratos da culinária baiana tiveram origem nas misturas que as africanas faziam na cozinha da Casa Grande. Quando o gado era abatido, somente a carne nobre era separada para o consumo dos senhores, enquanto a carcaça e as vísceras eram destinadas aos escravos. Da criatividade dos habitantes da senzala surgiram pratos como a feijoada, o mocotó, a maniçoba e o sarapatel, tão famosos quanto os que levam azeite de dendê.
Nos mercados populares de Salvador é possível encontrar barracas onde são vendidos os pratos típicos dos escravos. Nos restaurantes do Mercado Modelo é possível encontrar tanto o Sarapatel quanto as moquecas e frigideiras. Na Feira de São Joaquim e de Itapuã encontram-se barracas onde são vendidas todas as iguarias para fazer os diversos pratos da culinária baiana. Nas praias também são encontrados pratos típicos, como os escaldados de caranguejo e ostra. Em áreas da cidade como o Pelourinho e a orla marítima concentram-se os restaurantes de comida típica, com uma grande variedade de pratos à base do azeite de dendê.
Quem vem a Salvador também encontra uma infinidade de restaurantes de cozinha internacional, tais como a italiana, japonesa, chinesa, francesa, mexicana e árabe, entre outras. A cidade também possui diversos restaurantes de comidas regionais, com destaque para os de culinária mineira e sertaneja.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MINHA SALVADOR :

Ver mais em Minha Salvador