Gastronomia

Cupcake de pizza é ótima opção para o lanche; veja receita

O tradicional bolinho doce ganha versão salgada com queijo e calabresa

Redação iBahia
- Atualizada em

O cupcake de pizza é uma versão salgada do tradicional bolinho que faz sucesso nas festas. Mas não é necessário esperar uma ocasião especial para prepará-los. A receita leva ingredientes que geralmente estão disponíveis na maioria das despensas e é uma ótima opção para um lanche mais elaborado. Confira:






























Ingredientes para a massa:

1 1/2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de fermento em pó

1/3 xícara de óleo vegetal

1 ovo

1/3 xícara de leite + 2 colheres de sopa de leite (caso precise)

1 xícara de mini calabresas

1 xícara de mussarela ralada


Ingredientes para a cobertura:

1 xícara de mussarela ralada

1 xícara de mini calabresas

Para o recheio:

75g de cream cheese

1 1/2 colheres de sopa de molho de tomate

1 colher de chá de açúcar

Opcional: sal e temperos em pó (tomilho, alho, salsinha, alecrim, etc)


Modo de preparo:

Ligue seu forno em 200˚C. Unte sua fôrma de cupcakes com manteiga e farinha. No caso desse cupcake, usar as forminhas de papel pode fazer menos sujeira, mas te faz perder quase metade do bolinho quando for tirar do papel. O melhor é assar sem a forminha e, depois de pronto, colocá-lo nelas para servir aos convidados. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Em outra tigela, misture o óleo, o leite e o ovo batido. Misture os ingredientes molhados aos ingredientes secos. A massa deve ficar grudenta, então, se não ficar, acrescente as 2 colheres de sopa de leite a mais. Acrescente a mussarela e as mini calabresas. Eu as encontrei na seção de frios do supermercado, em formato de salsichas, e cortei em várias rodelas.


Para o recheio, é só bater todos os ingredientes com um batedor de ovos. Coloque cerca de 1 colher de sopa da massa em cada cup da fôrma de metal. Com o dedo, abra um pequeno buraco e despeje um pouco do recheio, uma colher de chá é suficiente. Feche com mais um pouco de massa. Repita em todos os cups. Asse por aproximadamente 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Retire do forno. Passe um pouco do recheio em cima e salpique queijo sobre cada um. Coloque 3 ou 4 mini calabresas em cima e leve ao forno novamente, na grade de cima, por mais 3 minutos ou até que o queijo derreta.




Receita: Cupcakeando






Veja Mais