Arte e Decoração

Decoração de Natal: mesa econômica aproveitando os itens do ano passado

Comece a pensar na decoração da sua mesa para o Natal sem precisar gastar com isso

Agência O Globo

Comece a pensar na decoração da sua mesa para o Natal sem precisar gastar com isso. A personal organizer Margô Belloni, dá algumas dicas de como utilizar os adereços dos anos anteriores sem errar a mão. O primeiro passo é avaliar os objetos de decoração que sobraram do ano passado, o que você vai conseguir reutilizar e o que será preciso descartar. Com os produtos na mão, basta completar uma coisa aqui e outra acolá, e prepare-se para um grande Natal.

(Foto: Thiago Moreno/ETNA)

Para não pesar

O ideal é sempre mesclar itens de Natal com louças e coisas que já se tem em casa. De preferência, itens com cores sóbrias que sirvam como pano de fundo para o tema do Natal.

Tudo de natal?

Você pode optar por usar toalha, guardanapos e aparelhos de jantar mais básicos e caprichar nos acessórios, como porta-guardanapos, marcadores de taças, centros de mesa e velas. Um jantar informal pode ser tão elegante quanto um jantar formal. Caso você tenha mais de um aparelho de jantar, pode misturá-los. Mas para quem não tem muita experiência com combinações, é indicado misturar apenas dois jogos.

Não pode faltar

Colocar luzes e pisca-pisca em algum lugares estratégicos ou fazer pequenos arranjos temáticos que remetam ao Natal e velas traz aconchego e um clima bem festivo para a data.

Como servir

O melhor estilo é à americana. A ideia é servir em forma de buffet: os pratos são dispostos em uma única mesa ou um aparador e os convidados se servem à vontade. Esta proposta de jantar é pratica e casual. Apesar de ser mais informal que outros estilos, esse sistema é tão elegante quanto um jantar mais formal. Um jantar de Natal é algo intimista, então os convidados não se sentarão à mesa, mas em sofás, cadeiras ou puffs espalhados pela casa. É muito bacana dispor a louça, taças e talheres em um aparador e deixar a mesa de jantar livre para compor arranjos florais e velas. Fica muito bonito e sofisticado.

Bolas e luzes

Usando a imaginação, podemos colocar todos itens em apenas uma decoração. As bolas e luzes podem ser usados como centro de mesa e os potes de Natal podem abrigar talheres e guardanapos.

Usar o que já tem

Para quem já tem muitos enfeites de natais anteriores, é hora de organizar, ver o que deve ficar e o que não será mais usado, para desapegar. É importante começar o ano se livrando de coisas que apenas ocupam espaço e não são usadas. É muito comum isso acontecer com os enfeites de Natal, já que mexemos neles apenas uma vez por ano. Feito isso, é hora de aproveitar o que ficou. Vale dar uma pesquisada nas novas tendências. Caso seus enfeites tenha cores que não sejam as da tendência desse ano, você pode pintar, encapar e trocar as fitas para adequá-los às cores da moda.