Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Defensoria pede processo contra Ratinho após ofensas homofóbicas

'É muito viado', destacou apresentador sobre personagens gays em novelas

Redação iBahia • 08/01/2018 às 19:21 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Defensoria Pública de São Paulo entrou com representação para que o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, responda a processo administrativo por suas declarações sobre homossexuais publicadas semana passada em seu Instagram. Na ocasião, Ratinho gravou um vídeo criticando a quantidade de personagens gays em novelas da TV Globo. Diante da repercussão, ele alegou que tudo não passou de "brincadeira", mas a Defensoria está acusando o apresentador de "ofensas homofóbicas" e pede que ele seja multado por discriminação.

"Eu estava vendo a novela da Globo aqui agora, uma novela com negócio de cangaceiro. A gente tem que olhar, está concorrendo com a gente. Mas, po, a Globo colocou viado até em filme de cangaceiro, gente. Naquele tempo, não tinha viado, não. Você acha que tinha viado naquele tempo? É muito viado, eu não sei o que está acontecendo. Não tem tanto viado assim. Ou tem? Será?", questionou o apresentador do SBT no Instagram, com a legenda "Exagero de viado" (sic).

Uma publicação compartilhada por Ratinho Oficial (@oratinho) em <time style=" font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px;" datetime="2018-01-04T01:18:36+00:00">3 de Jan, 2018 às 5:18 PST</time>

"(Ratinho) utiliza por diversas vezes o termo 'viado' em sentido pejorativo, com o intuito de, propositadamente, reforçar a ideia negativa e discriminatória do termo. lém disso, Carlos Roberto Massa ressalta no vídeo que, para ele, seria um grande problema uma emissora de televisão exibir personagens homossexuais em sua programação", lê-se no posicionamento do órgão.

A multa seria fundamentada pela Lei Estadual nº 10.948 de 2001, que prevê punições administrativas para pessoas físicas e jurídicas em atos de preconceito por orientação sexual.

"É uma verdadeira exposição ampla via internet de ofensas homofóbicas proferidas contra os homossexuais de forma geral, tomando a homossexualidade masculina como algo negativo e ruim que, necessariamente, desqualificaria e depreciaria a programação de uma emissora de televisão", ressaltou o defensor público Rodrigo Leal da Silva, por meio da assessoria.

Nos comentários da publicação, internautas pediram respeito aos homossexuais e defenderam o processo de conscientização nas novelas. "Fiquei pasmo com a ignorância que habita a cabeça desse ser grotesco", escreveu um usuário. Outros entenderam o vídeo como uma brincadeira.

Depois da repercussão, Ratinho publicou novo vídeo nas redes sociais no qual ressaltava que "em nenhum momento quis ofender gays". Ele destacou que trabalha com muitos homossexuais, gosta deles e que fez apenas "uma brincadeira, para brincar na internet".

Quem me conhece sabe da minha personalidade, sou brincalhão e respeito todo mundo sempre! ????

Uma publicação compartilhada por Ratinho Oficial (@oratinho) em 4 de Jan, 2018 às 10:13 PST

"Lamentavelmente, algumas pessoas não entenderam assim. Mas eu quero mandar um abraço e dizer que respeito todo mundo", defendeu-se o apresentador.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil