Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Desse jeito, você nunca vai passar em um concurso público

Advogado especialista explica que descontrole e mitos são principais erros cometidos pelos estudantes

Redação iBahia • 17/10/2016 às 18:25 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Passar em um concurso público é o sonho de muitos, isso é fato. O motivo vai desde o desejo da estabilidade financeira até a realização profissional, e é o que faz os estudantes insistirem por anos a fio em provas intermináveis. Essa insistência, porém, não precisaria ser tão grande, de acordo com o advogado André Malheiros, especialista em Direito Administrativo e cursos jurídicos para concursos públicos.
Segundo ele, o estudante precisa modificar algumas atitudes para alcançar o objetivo da aprovação. Em entrevista ao iBahia, o profissional elencou ou 5 principais erros cometidos e como consertá-los de uma vez por todas para não errar mais:
1. Você se descontrola emocionalmente Com medo da concorrência ameaçar o seu sucesso, o estudante tende a perder o controle de suas emoções. "O fato de ter concorrentes abala o psicológico e a pessoa acaba tratando a prova como a única chance na vida, o que não é verdade", explica o advogado.
O candidato precisa manter o foco e ter um momento de maior concentração na hora da prova, sem deixar o medo interferir: "para isso, é necessário primeiramente conhecer o seu próprio corpo e saber os melhores horários para estudar, bem como também simular situações de prova. Isso é de extrema importância".
2. Você estuda mais de 10 horas por diaEsse é um dos grandes mitos dos estudantes de concursos, e precisa ser combatido. "Tem pessoas que estudam duas horas por dia e estas horas rendem mais do que as dez estudadas pelos concorrentes. Seja porque soube focar mais ou porque já tem experiencia no tema", conta André. Conhecer o seu organismo e saber respeitar os limites é a dica para buscar o equilíbrio.
3. Você quer passar de primeiraNa prática, é impossível uma aprovação acontecer de primeira, segundo o advogado: "todas as reprovações fazem parte de um processo de crescimento do candidato, que deve ser usado como experiência para as provas futuras. Com a repetição, ele começa a perceber o perfil da banca examinadora e se controlar melhor emocionalmente".

				
					Desse jeito, você nunca vai passar em um concurso público
(Foto: Divulgação)
4. Você não tem disciplina Apesar de muita coisa ser mito, algumas máximas continuam sendo verdadeiras no que diz respeito aos estudos. A dedicação, por exemplo, deve ser exemplar. "Passa em concurso aquele que trata sua aprovação como um emprego. Cumpre horários, faz questões, simulados, resumos e se atualiza o tempo todo", diz o advogado.
Para quem não tem muito tempo livre de estudo, a dica é compensar nos finais de semana e encontrar um horário fixo na agenda inteiramente dedicado aos livros.
5. Você acha que o cenário não é propício para os concursos O ajuste de contas feito pelo governo, principalmente depois da PEC 41, pode assustar os que desejam participar de concursos, mas não deve ser encarado como um impedimento. "A falta ou diminuição das provas não pode ser encarada como uma desculpa para a interrupção do estudo, mas sim como um tempo a mais para a sua preparação", afirma André.
De acordo com o advogado, o objetivo da PEC é trazer uma melhor estabilidade financeira para a Administração Pública. "Isso será positivo quando você estiver dentro do serviço público. não perca o foco", finaliza.
*Sob orientação e supervisão do repórter Guinho Santos

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos