Especial 2018

Dez dicas para juntar dinheiro e conseguir viajar em 2018

A internet pode ser uma grande aliada na economia e no auxílio do planejamento da viagem dos sonhos

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Se em 2017 você não conseguiu realizar aquela viagem dos sonhos, não fique desesperado! Um novo ano está chegando para que você coloque em prática todas aquelas metas que foram listadas no ano anterior e consiga tirar aquela viagem do caderninho de desejos. Pensando nisso o iBahia listou 10 dicas infalíveis para que você não se frustre em 2018 no planejamento das férias ideais e consiga levar a família inteira para passear. Confira:

(Reprodução: Divulgação)

1) Estabeleça prioridades: se viajar em 2018 é um objetivo de fato, coloque—o como prioridade; isso quer dizer que deve economizar em outras despesas e redirecionar esse valor para a realização da tão sonhada viagem.

2) Pratique um novo orçamento financeiro: em vez de fazer a conta salário menos gastos mensais, calcule ganhos menos viagem menos gastos.

3) Anote as despesas por 30 dias, do café até as contas maiores para saber para onde seu dinheiro está indo.

4) Reúna todas as informações sobre a viagem: preços, condições de pagamento e vire um expert no assunto.

5) Preste atenção na moeda local: há países como Argentina e Chile onde o real é valorizado, mas na Europa e nos Estados Unidos a moeda é mais fraca.

6) Pesquise na internet: dê uma chance aos sites que comparam e trazem o melhor preço, como Trivago, TripAdvisor etc.

7) Tenha foco e disciplina: é normal que acabe desistindo, ao ver que terá que se privar de algumas coisas, mas o importante é entender que vale muito mais a realização de objetivos maiores de vida do que aquisições pequenas do dia a dia, impulsivas e imediatistas.

8) Não mexa no dinheiro poupado: muita gente até consegue economizar e poupar para algum sonho, mas, no meio do caminho, enquanto não realiza, acaba usando esse dinheiro, ou para pagar dívidas ou para satisfazer um desejo momentâneo. Não faça isso em hipótese alguma!

9) Tenha uma reserva financeira: ninguém está livre de imprevistos. Portanto, para conseguir seguir com os planos da viagem mesmo em caso de surpresas desagradáveis doença, endividamento etc.), tenha uma reserva para esses casos. Assim, não precisará usar o dinheiro destinado à viagem.


10) Saiba investir: tão importante quanto conseguir economizar e poupar é saber investir o dinheiro em questão. Em vez da poupança opte por um fundo de investimento, por exemplo.