Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Dez dicas para se tornar uma pessoa criativa

Há exercícios que tornam possível reaver a inventividade perdida

Redação iBahia • 23/02/2017 às 14:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!


A criatividade é uma das características mais presentes nas crianças, enquanto a vida adulta traz obrigações que, muitas vezes, atrapalham o desenvolvimento dessa qualidade. Mas, não se preocupe! Há exercícios que tornam possível reaver a inventividade perdida, e o empreendedor e co-fundador da Descola Cursos Inovadores, Daniel Pasqualucci, lista abaixo dez dicas para se tornar uma pessoa criativa.

Faça uma lista e compare os produtos, tempo e dinheiro gastos. Foto: Divulgação

- A criatividade é uma habilidade adquirida por pessoas que se dizem curiosas e, de certa forma, até inquietas. Pessoas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Além disso, ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos - explica.

Veja as dicas:

1- Faça listas

A organização em listas facilita muito para que as informações e ações fluam com uma maior facilidade. Fazer lista de tarefas, organizar o que deve fazer no trabalho, e até mesmo fazer uma lista de supermercado fazem ter uma visão completa da situação e possibilita criar fora desse padrão.

Da próxima vez que você for ao supermercado para fazer a compra da semana ou do mês, vá sem uma lista e anote se comprou tudo que estava querendo, quanto gastou e, principalmente, quanto tempo levou para comprar tudo o que precisava. Na próxima compra, faça uma lista e compare os produtos, tempo e dinheiro gastos. Você vai se surpreender com o resultado.

Esse foi só um exemplo de como você pode poupar tempo e dinheiro com uma ação simples de planejamento. Agora imagine aplicar isso no seu trabalho!

2- Tome café

Existem diversos estudos que dizem que o café faz bem e mal para a saúde. Mas a cafeína não se resume a uma substância que deixa ligado e ajuda muito na execução das tarefas.

Realizado por uma equipe da Universidade de Ruhr, na Alemanha, liderada pelo psicólogo Lars Kuchinke, um estudo mostrou que a bebida ajuda o cérebro no reconhecimento mais efetivo e rápido de palavras ou expressões positivas – como “amor” e “feliz” – em comparação com as negativas – como “raiva” ou “tédio”.

3- Use papel e caneta

Faz quanto tempo que você não pega um papel e uma caneta e escreve alguma coisa? Com os computadores e os smartphones fica cada vez menor o número de pessoas que realmente escreve em um pedaço de papel. Escrever em uma folha de papel em branco te faz pensar de forma não sistêmica: você pensa melhor na forma das letras, em todos os seus contextos e exercita um lado do cérebro que estimula a criatividade.

4- Aprenda a errar

Torne-se um eterno iniciante, aprenda a fazer algo novo, a buscar novas habilidades (fazer cerveja, jogar basquete no parque, usar uma impressora 3D, fazer uma mesa de madeira): o importante é treinar a mente a aprender - sem prazos, sem pressão.

Muitas vezes você não vai conseguir atingir o objetivo, e isso não está errado, falhar faz parte do processo para chegar a objetivos melhores. Errar faz parte do aprendizado!

Steve Jobs disse: “Eu já errei muito na minha vida, mas todas as vezes foi tentando acertar.”

5- Não fazer nada também é fazer alguma coisa

Quando você não está fazendo nada, sua mente pode vagar, e seu subconsciente tem tempo para trabalhar. É por isso que o tempo livre e o ócio criativo são necessários para deixar a criatividade acontecer: ajudam a conhecer o seu lado lúdico, e isso alimenta a mente.

Deixar tarefas inacabadas no final do dia pode torná-las mais fácil de terminar no dia seguinte, porque o seu cérebro continua pensando naquela tarefa. Pontos cognitivos são deixados abertos em sua mente, que podem muito bem serem fechados com novas ideias por meio de atividades fora do trabalho – talvez isso mude a forma de pensar sobre não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Isso fica muito claro quando lembramos de algo em momentos da nossa rotina. Com certeza você já teve a solução dos seus problemas enquanto tomava banho ou escovava os dentes. Mesmo no momento que não dedicou para aquela tarefa, seu cérebro continuou pensando em achar uma solução.

6- Tire uma soneca

Por meio de pesquisas, foi provado que tirar um cochilo melhora significativamente o desempenho e habilidades do pensamento. Se você estiver se sentindo cansado ao longo do dia e tiver um tempo para tirar uma soneca rápida, é recomendado. Sonecas são uma maravilhosa fonte de reforço mental e reciclagem rápida.

Na Espanha e em vários países de língua espanhola, a siesta após o almoço é um hábito incorporado à vida cotidiana. Em vários países orientais também.

7- Busque experiências diferentes

A manutenção da criatividade requer uma dinâmica constante. Permita-se viver experiências fora da sua rotina. Por exemplo: Você já assistiu a um espetáculo de dança? Já visitou um asilo para conversar com idosos? Já experimentou um banho de mar à noite?

Essas são experiências simples, mas que podem mexer com nossa mente, estimulando a criatividade.

Uma boa dica é, no início de cada ano, tentar organizar uma grande lista de lugares que você quer visitar, coisas novas que você quer fazer e temas sobre os quais você quer aprender. Como foi dito no primeiro item, fazer listas motiva você a querer completar todos os itens.

8- Termine algo inacabado

Aquela sensação que você tem ao terminar alguma tarefa complicada não é só coisa da sua cabeça. A endorfina, hormônio do prazer, é responsável por trazer aquele conforto que se sente depois de uma jornada de atividades.

Finalizar uma tarefa nos inspira a criar ainda mais, e de forma diferente. É um ganho em dobro: além de tirar um peso das costas, você é presenteado com um período mais propício a ter boas ideias. Aproveite das duas formas.

9- Leia uma página aleatória de um livro qualquer

Parece loucura, mas experimente fazer isso ao menos uma vez. Pegue um livro qualquer na sua estante (ou em qualquer lugar) e abra numa página aleatória. Teste sua criatividade e imaginação para interpretar o que você leu fora do contexto e veja como aquilo tudo faz sentido para você. A partir da leitura, você pode ter novas ideias e conseguir resolver outros problemas de maneira criativa.

É mais legal ainda quando o livro que é um título que você ainda não leu, pois aí é algo completamente novo.

10- Estimule a sua curiosidade

Uma das coisas mais importantes para manter a criatividade ativa é questionar sobre tudo. Seja curioso, busque sobre novos temas, pergunte sobre as coisas que você não sabe e não deixe passar aquela dúvida que ficou na sua cabeça depois de uma palestra, uma apresentação ou uma reunião. Tudo isso é repertório, e quanto mais você tem, mais fácil fica ter mais ideias criativas e inovadoras.

Permita-se em algum momento do dia utilizar o tempo para pesquisar coisas aleatórias. Quando você ler sobre algo e não entender algum conceito, pesquise sobre ele e assim sucessivamente. Vai acabar descobrindo uma porção de coisas novas que só aguçam a sua curiosidade e contribuem para manter um alto nível de criatividade no seu dia a dia.

Com essas dicas fica mais fácil perceber que a criatividade depende apenas de estímulos criados por você mesmo - basta praticar para se tornar cada vez mais criativo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos