Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Dia da Caatinga tem agenda especial em Sergipe

• 28/04/2016 às 7:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 3:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

caatinga-bnl.jpg
Caatinga ocupa 10% do Brasil
Foto: Paulo de Araújo/MMA

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), realiza, em Aracaju (SE), entre os dias 26 e 28 de abril, uma agenda especial do projeto "Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe)".

O objetivo do projeto é fortalecer a estrutura de governança ambiental do manejo de terras, para combater os principais fatores da degradação de terras no nordeste do Brasil, em diálogo com os programas e políticas públicas relacionados ao combate à desertificação. Já se encontra em implementação e conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

A agenda especial foi aberta na terça-feira (26) com encontro entre pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Também foi realizada uma reunião com as seis agências implementadoras do projeto.

O manejo sustentável, tema do projeto, evitará que as terras dos agricultores familiares se tornem degradadas e proporcionará um cultivo fértil e rentável

Segundo o diretor de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, a reunião serviu não apenas para apresentar todas as instituições envolvidas, mas para mostrar o histórico delas nos temas do projeto. "Ficaram claros o contexto que cada uma delas está inserida e os resultados que têm obtido em suas trajetórias", afirmou ele.

Para Marina Ribeiro, oficial de programa do Pnud, o evento propiciou importante troca de experiências, a serem consideradas no planejamento das ações. "O manejo sustentável, tema do projeto, evitará que as terras dos agricultores familiares se tornem degradadas e proporcionará um cultivo fértil e rentável", destacou Marina.

Seminário
Na quarta-feira (27) foi realizado um seminário sobre as ações do projeto e a formalização do seu Comitê Consultivo. A programação do incluiu apresentações técnicas sobre o manejo sustentável de terra e o combate à desertificação. Participaram representantes das instituições parceiras e das agências implementadoras do projeto, e agricultores familiares dos municípios contemplados.

Nesta quinta-feira (28), finalizando a agenda especial, será realizada a primeira Reunião Anual do Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente de Combate à Desertificação de Sergipe (GPCD), sob a coordenação do governo do estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Sobre o projeto
O projeto divulgará as ações estratégicas desenvolvidas nacionalmente e coordenadas pelo MMA, com participação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD). Com isso, permitirá que o modelo de governança do manejo sustentável de terras seja disseminado para outros estados, facilitando a aplicação na região do semiárido brasileiro.

Além dos assentamentos de reforma agrária (Jacaré Curituba, Walmir Mota, Florestan Fernandes) e da comunidade Poço Preto, selecionados para as intervenções, também participam os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes.

Em Sergipe, o projeto conta com o apoio das seguintes instituições: secretarias estaduais de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); de Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri); Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec); Banco do Estado do Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste.

(Por Marta Moraes, do MMA)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade