Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Dia do Macarrão: massa pode ser consumida por quem está de dieta

Nutricionista explica que não é o macarrão que engorda, e sim os acompanhamentos escolhidos

Redação iBahia • 25/10/2016 às 10:43 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Que macarrão é bom, todo mundo concorda. Mas o alimento é motivo de muitas discordâncias quando se fala em dieta. Por serem ricas em carboidratos, as massas costumam ser cortadas do cardápio de quem quer perder peso. "“O que colabora para o aumento de peso não é o consumo de massa e sim a quantidade ingerida e, principalmente, os acompanhamentos escolhidos”, diz a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da marca Estrela, explicando que o macarrão pode ser consumido em dietas.

				
					Dia do Macarrão: massa pode ser consumida por quem está de dieta
Segundo a especialista, o alimento é uma ótima fonte de energia para o dia a dia. “O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos pouco gordurosos, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado ou uma boa salada de folhas e vegetais”, ensina Fabiana. Para a massa, ela sugere molhos magros, como ao sugo, de ervas ou com vegetais.
E essa não é a única boa notícia neste Dia Mundial do Macarrão, comemorado todo 25 de outubro. O alimento pode ajudar mulheres que sofrem com TPM. Isso acontece porque ele pode contribuir com a liberação de serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.
Quem está de dieta e pretende incluir as massas no cardápio, pode apostar no macarrão com frango e legumes. Confira a receita:

				
					Dia do Macarrão: massa pode ser consumida por quem está de dieta

				
					Dia do Macarrão: massa pode ser consumida por quem está de dieta
Ingredientes:
1 embalagem de macarrão parafuso (500g)
½ kg de filé de frango, em tirinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja
4 dentes de alho, picados
10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de mini cenouras
5 buquês de brócolis
1 abobrinha média, em cubos
50g de queijo parmesão light, ralado
sal a gosto
Modo de preparo:
Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal. Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar. Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio. Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve. Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir. Receita: Estrela

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento