Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Dia Mundial do Meio Ambiente terá semana especial em Brasília

Redação iBahia • 30/05/2016 às 9:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 1:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

semana-ecod.jpg
O Menino e o Mundo, de Alê Abreu
Imagem: Reprodução

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresenta, em Brasília, uma programação gratuita com palestras, filmes e música para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data será celebrada na sexta-feira (3/6) e no sábado (4/6), no Museu Nacional Honestino Guimarães, no Complexo da República, na capital federal.

Na sexta-feira (3/6), às 18h30, no auditório principal do Museu, haverá o lançamento do sétimo Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do MMA, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente com conteúdo socioambiental. A partir das 19 horas, personalidades atuantes na área ambiental participam de evento inspirado no TED, com palestras curtas, em uma linguagem ágil e objetiva. Já estão confirmadas as participações do líder humanitário Prem Baba, da liderança dos catadores Tião Santos e do produtor de cinema Estevão Ciavatta. Confira aqui detalhes da programação.

Após as palestras, haverá show musical, na área externa do Museu, com Denis Oliveira e banda Tikantô, Maria vai Casoutras, Juliana Miller e Marcelo Meliga.

No sábado (4/6), às 14h30, serão reprisados os filmes do 7º Circuito Tela Verde e às 15 horas, será exibido o filme O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, que concorreu ao Oscar de melhor animação neste ano. O filme conta a história do menino Oninem, que mora com a família no campo, mas vai para a cidade em uma carroça em busca do pai, que embarcou em um trem e desapareceu. Lá, ele enfrenta as maravilhas e o progresso assustador da metrópole. A trilha sonora é do rapper Emicida e do percussionista Naná Vasconcelos.

Às 17 horas, após a exibição de O Menino e o Mundo, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro encerra a programação do dia. Sob regência do maestro Claudio Cohen, a orquestra tocará as peças Petite Symphonie, de Charles Gounoud, Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, de R.Vaughan Williams, e Trilogy, de John Williams.

Na área externa do Museu da República haverá praça de food trucks nos dois dias.

Como participar
Faça aqui a inscrição para as palestras, filme e concerto. Para retirar o ingresso, o participante deverá entregar um item de lixo eletrônico na entrada do auditório do Museu.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi estabelecido durante a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, a Conferência de Estocolmo, realizada na mesma data em 1972. O principal objetivo da comemoração é alertar a população mundial para os problemas ambientais e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

(Via Ministério do Meio Ambiente)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade