Empregos

Dicas para você se tornar mais criativo em seu ambiente trabalho

Algumas características ou hábitos podem contribuir para suas qualidades pessoais e profissionais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Engana-se quem pensa que somente as profissões artísticas exigem criatividade de seus profissionais. Qualquer função exige o mínimo de inovação para que seja o trabalho bem feito e evolua. Separamos cinco dicas do portal Universia Brasil, que vão te ajudar a ser mais criativo no ambiente de trabalho. Confira:


1 - Leia muito

A leitura é uma das melhores ferramentas para o exercício da criatividade. Qualquer tipo de livro, até mesmo os acadêmicos, exigem certa dose de criatividade para entender conceitos e analisá-los de forma crítica. Tente não ficar limitado apenas na sua área de atuação, procure assuntos que não tenham nada a ver com a sua área.


Veja também

Especialista dá dicas de como usar a criatividade sem receio de correr riscos no trabalho

 

2 - Observe as pessoas que se destacam

Você não precisa ser igual a ninguém, mas observe os seus colegas que mais se destacam e busque identificar quem são as pessoas mais espertas e criativas a sua volta, também fora do trabalho. Essas características ou hábitos podem contribuir para suas qualidades.


3 - Saia da bolha

Não fique focado apenas em assuntos do seu interesse ou habilidade, dessa forma sua criatividade não será exercitada, e sim, restringida.


4 - Questione, investigue, critique

É preciso incomodar, questionar, criticar, buscar por maneiras diferentes de obter resultados ou resoluções melhores para progredir no emprego.


5 - Crie desafios diários

É preciso se sentir desafiado a fazer algo criativo todos os dias. A prática e a motivação são fatores essenciais para qualquer iniciativa dar certo, seja ela para aumentar sua criatividade ou para fazer uma dieta.