Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Dor nos pés influencia na produtividade, diz pesquisa

Dados apontam que o trabalho em pé durante muitas horas pode ser nocivo

Redação iBahia • 14/08/2017 às 13:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A pesquisa “Os seus pés no trabalho” revelou que grande parte das pessoas sente dores nos membros inferiores e que isso afeta a produtividade e a qualidade no trabalho. Foram 2.940 pessoas entrevistadas pelo país. Os dados apontam que o trabalho em pé durante muitas horas pode ser nocivo, estando relacionado a faltas e até a acidentes de trabalho. Mais da metade não aguenta ficar em pé por mais de três horas sem ter alguma dor. Você se identificou?


"Pessoas que trabalham em pé estão realmente num sofrimento. Ao fim das oito horas de trabalho, a produtividade se perde por causa das dores", diz o médico Thomas Case, da empresa Pés Sem Dor e co-autor da pesquisa.

Além de dor nos pés, foram constatadas dores nos tornozelos e nos joelhos. Todas aumentam de acordo com o tempo que se passa em pé e interferem no estado emocional.

"A melhor dica para a escolha de sapatos, para homens e mulheres, é optar pelos mais confortáveis. Para identificá-los, é preciso perceber se há bom espaço interno, se não têm bicos finos, se possuem amortecimento razoável e se não têm elevação no calcanhar", aconselha o fisioterapeuta Mateus Martinez, co-autor da pesquisa.

Ele explica que o fato de se passar muito tempo em pé sobrecarrega os tecidos do corpo, como músculos, ossos, ligamentos e tendões. Esses tecidos são feitos para suportar o corpo, mas precisam de momentos de descanso para se recuperarem.

"Quando se passa horas seguidas em pé, esses tecidos sofrem estresse, o que leva a inflamação, lesão e, então, dor. Na pesquisa que realizamos, identificamos que, após seis horas em pé, 90% das pessoas apresentam alguma dor", diz Martinez.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde