Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Duas doses de bebida açucarada por dia dobram risco de diabetes

Estudo diz que 400ml diários de refrigerante, diet ou não, contribuem para doença

Redação iBahia • 23/10/2016 às 12:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 10:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Apenas duas doses de bebidas açucaradas ou adocicadas artificialmente por dia podem aumentar em mais de duas vezes o risco de uma pessoa desenvolver diabetes ao longo da vida. A conclusão é de um dos centros de pesquisa mais respeitados da Europa.
Depois de analisar dados de 2800 adultos, o Instituto Karolinska afirma que os indivíduso que consumiram duas doses de 200ml de bebidas como refrigerantes e sucos artificiais apresentaram 2,4 vezes mais chance de sofrer com a temida diabete do tipo 2.
Como muitas desses bebidas são vendidas em latas de 330ml, um pouco mais de uma lata por dia pode ser o suficiente para uma pessoa ver dobrarem as suas probabilidades de apresentar a doença em algum momento na vida.
Ainda segundo o instituto, indivíduos que bebem cerca de 1 litro de refrigerante por dia podem ver o risco de diabete aumentar em dez vezes. A pesquisa, publicada no periódico científico "European Journal of Endocrinology", deixa claro que o risco é sempre o mesmo para quem consome bebidas açucaradas e quem toma bebidas adocicadas artificialmente.
O estudo utilizou relatos dos participantes, confiando em suas memórias sobre hábitos alimentares no passado.
De acordo com os cientistas, esses produtos açucarados podem ter induzido a resistência à insulina nos participantes, acionando os casos de diabetes.
Já os adoçantes artificiais nas bebidas dietéticas podem estimular e distorcer o apetite, aumentando a ingestão de alimentos e a vontade de comer doces. Além disso, estudos anteriores mostram que adoçantes podem afetar a flora intestinal, com chances de causar intolerância a glicose.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde