Nem Te Conto

Publicada em 27/04/2011 às 14h30. Atualizada em 27/04/2011 às 14h30

Ecad esclarece caso dos direitos autorais de Caetano Veloso




publicidade

Do iBahia, por Camila Almeida


Caetano Veloso foi um dos compositores prejudicados pela maior fraude já descoberta dentro do  Ecad – sistema de distribuição de direitos autorais no Brasil. Milton Coitinho dos Santos, suposto fraudador que teria recebido R$ 127,8 mil pelas exibições de 24 filmes nos últimos dois anos, burlou o sistema de arrecadação, e inclui o compositor baiano  nos fraudados. “Romance”, longa metragem de Guell Arraes com trilha de Caetano Veloso, teve registro junto ao Ecad como sendo de Coitinho  a autoria das  músicas.


Segundo esclarecimento do ECAD, os  créditos aos verdadeiros autores do filme “Romance” serão feitos ainda no mês de  abril. "Já foram realizados ajustes de débito para todos os filmes denunciados e os verdadeiros autores das trilhas de obras audiovisuais  não serão lesados e receberão o direito autoral referente a execução de suas músicas assim que a catalogação for regularizada nas respectivas associações de música", citam. O Ecad ainda garante que  as associações de música frisam que não houve e nem haverá qualquer prejuízo aos verdadeiros autores das músicas executadas nos filmes em questão.


Para entender o caso:


O suposto autor  Miton Coitinho dos Santos se dirigiu à unidade de MG da UBC e afirmou ser autor, produtor e interprete de trilhas de obras audiovisuais e passou a enviar para a UBC uma série de cue sheets (fichas técnicas) nos quais se declarava autor de grande parte das obras, sem deixar, no entanto, de declarar a autoria de outras pessoas. O fraudador está sendo procurado para maiores esclarecimentos, mas ainda não foi encontrado.





Tags: Caetano Veloso
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação