Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Edição 51 da Plurale aborda tragédia de Mariana e um especial sobre a Chapada Diamantina

• 04/05/2016 às 17:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

chapada-ecod.jpg
Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina
Foto: Danielle Pereira/Flickr/(cc)

O número 51 da Plurale em revista, editada pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco e dedicada a discutir temas relacionados à sustentabilidade, já está circulando. Esta edição traz depoimentos de pessoas que tiveram a vida transformada pela tragédia de Mariana (MG), em mais um resultado do esforço de reportagem da publicação, que desde 5 de novembro de 2015, quando duas barragens da Samarco se romperam, acompanha de perto, esse que já é o maior crime ambiental do país. Sobre o tema, as páginas também ganharam a contribuição de colunistas e especialistas.

O repórter Hélio Rocha esteve em Mariana com o fotógrafo Marcus Martins e conta o drama dos desabrigados, cinco meses após o rompimento das barragens. O colunista Luiz Fernando Bello também aborda a tragédia em artigo e a também colunista Rafaela Brito trata da relevância do debate sobre os licenciamentos ambientais.

A motivação desta cobertura está na necessidade de se responder as tantas perguntas que ainda restaram, mesmo depois de a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no começo de março. Como viverão os desabrigados? Onde vão reerguer suas casas? O que será da biodiversidade local? Qual tem sido o verdadeiro compromisso das empresas responsáveis?

Também nesta edição, a editora de Fotografia, Luciana Tancredo, esteve na Chapada Diamantina (BA) e exibe, para os leitores da Plurale em Revista, a exuberância da região em fotos e relato incríveis. A repórter especial Nícia Ribas foi ao México e visitou o Museu de Trotsky e Marcelo Senna colaborou com esta edição apresentando as aves e peixes do Araguaia. O casal aventureiro, Giuliana Preziosi e Maurício Chichitosi (Do Portal Histórias pelo Mundo) esteve nas Ilhas Vanuatu e conta esta experiência inesquecível. Não é só. Danilo Vivan conta as aventuras de fazer turismo de bike e como o cicloturismo tem crescido de adeptos. O escritor e jornalista Benício Medeiros resenha o novo livro da colega no ofício Maria Helena Malta. Na coluna Cinema Verde, Isabel Capaverde mostra novidades e Isabella Araripe assina a coluna Ecoturismo.

Plurale em revista e Plurale em site
Há oito anos acreditando na sustentabilidade como tema principal das histórias que vêm contando, Plurale em revista e em site, dirigidos pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco, vêm divulgando histórias de pessoas, empresas e projetos, abordando temas relacionados ao meio ambiente e iniciativas de cidadania, ação e cultura. O site é atualizado diariamente e acaba de lançar espaço para entrevistas em vídeos, a TV Plurale.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade