Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Ela está com tudo! Tapioca é saudável, versátil e saborosa

Com os recheios certos, ela pode ajudar na dieta; confira algumas receitas

Redação iBahia • 10/12/2017 às 19:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Ela era o alimento básico dos índios e sempre fez parte do cardápio brasileiro, mas nunca se falou tanto na tapioca quanto agora. Ela tem atraído a atenção de chefs e já se tornou uma grande atração em alguns restaurantes do país, em versões inovadoras e inusitadas.

Mas nem só de glamour vive a tapioca. Além de saborosa, ela é saudável e ajuda quem quer emagrecer: uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias. No café da manhã, ela é uma ótima substituta para o pão, que é proveniente de farinhas refinadas e pobre em nutrientes. Outra vantagem da tapioca sobre o pão é que ela não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. "O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações", explica a nutricionista Andrea Santa Rosa em entrevista ao GNT.

Versatilidade
Ninguém pode negar que tapioca combina com muita coisa. Os recheios vão de queijo a brigadeiro, passando por carnes, geleias e frutas. Para que ela não se torne inimiga da dieta, basta saber escolher. "Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar", diz a nutricionista.

Confira algumas receitas:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)

1 colher (sopa) de semente de linhaça

1 ovo

1 tomate picado e sem sementes

Orégano

Azeite

Sal

Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal. Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.

Para fazer a massa da tapioca:

Ingredientes:
200g de goma de tapioca

½ colher de chá de orégano

Modo de preparo:
Em um recipiente, junte a goma e o orégano e misture. Preaqueça o tabuleiro em fogo baixo e passe a goma na peneira sobre o tabuleiro, cobrindo todo o tabuleiro. Deixe a goma dar liga e vire de lado. Quando os dois lados estiverem unidos, significa que a massa está pronta. Reserve.

Para fazer o recheio marguerita:
Ingredientes:
1 massa de tapioca

160g de mussarela ralada

8 pedaços de tomate (cortado em meia-lua)

½ colher (chá) de orégano

8 folhas de manjericão

1/3 xícara de molho de tomate

Modo de preparo:
Coloque a massa da tapioca no tabuleiro e espalhe a mussarela ralada sobre a massa. Acrescente o molho de tomate e espalhe, distribuindo, em seguida, os pedaços de tomate. Leve ao forno a 180ºC, por 5 minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e o orégano. Prontinho, a tapioca de marguerita está pronta para servir.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)

1 colher (sopa) de farinha de amaranto

1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim)

1 colher (sopa) de xarope de agave

1 banana picada

Modo de preparo:

Incorpore a farinha de tapioca com a farinha de amaranto e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire, acrescentando a banana, o tahine e o agave. Feche e sirva.

Ingredientes:

200g de goma de tapioca

1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem ou manteiga

3 colheres (sopa) de cottage

2 colheres (sopa) de queijo minas padrão ralado

1 colher (café) de flor de sal

Modo de preparo:

Em uma frigideira pequena, aqueça em fogo baixo o óleo de coco ou a manteiga. Peneire a tapioca sobre a frigideira e quando ela formar uma casquinha, vire por cerca de 2 minutos. Repita o processo mais 2 vezes, até que ela comece dourar e fique crocante. Retire do fogo e coloque o cottage e o minas padrão ralado por cima. Maçarique o minas padrão e finalize com a flor de sal. Bom apetite!

Receitas: GNT

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia