PodCast

Publicada em 26/01/2012 às 19h23. Atualizada em 26/01/2012 às 20h08

Emmerson comenta o desempenho do Brasil em aproveitamento de impostos (26/01/2012)


De 30 países observados, o Brasil está na última posição no ranking sobre aproveitamento dos recursos arrecadados. Confira no podcast abaixo


Arivaldo Silva
(falabahia@redebahia.com.br)
publicidade

A arrecadação de impostos no Brasil pode ser melhor investida em benefício da população, diz estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). De 30 países observados, o Brasil está na última posição no ranking sobre aproveitamento dos recursos arrecadados, inclusive entre os sul-americanos – Argentina e Uruguai. O primeiro colocado é a Austrália, depois vêm os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a Irlanda.

O estudo analisou o comportamento dos consumidores e a aplicação dos recursos em 30 países. Pela ordem, os piores colocados no ranking são o Brasil, a Itália, a Bélgica, a Hungria e a França. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores consideraram a carga tributária de cada país, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e elaboraram o que foi chamado de Índice de Retorno de Bem Estar da Sociedade (Irbes). De acordo com o IBPT, em 2011, o Brasil arrecadou cerca de R$ 1,5 trilhão em pagamentos de tributos.





Tags: Fala Bahia, Emmerson José, Emmerson, impostos, arrecadação, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário