Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Enade: estudantes põem em dúvida qualidade de cursos superiores

"Deveria ter um critério melhor de avaliação, avaliar ao longo dos anos, pelas aulas e não só por uma prova", afirma estudante

• 23/11/2014 às 16:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Estudantes participam do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enad) 2014 neste domingo (Foto: Agência Brasil)
Aproximadamente 483,5 mil estudantes foram convocados para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014, aplicado neste domingo (23) em todo o país. O exame, criado em 2004, avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências e é usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Estudantes ouvidos pela Agência Brasil, neste domingo, porém, dizem não sentir na prática a finalidade teórica da prova.
Estudante de engenharia civil da Unicef, Jaime Augusto Barbosa (Foto: Agência Brasil)
Segundo o estudante Jaime Augusto Barbosa Neto, que está finalizando a graduação em engenharia civil no Centro Universitário de Brasília, a nota da avaliação não reflete a qualidade do curso. “Acho que deveria ter um critério melhor de avaliação, avaliar ao longo dos anos, pelas aulas e não só por uma prova. Principalmente para cursos como o meu, que não têm a grade linear, aqui [em Brasília], por exemplo, temos mais conteúdo sobre solo e outros estados têm o currículo mais voltado para a parte hidráulica”, disse.
Este ano, o Inep não faz o processo de amostragem e todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2014 e inscritos pela respectiva instituição de educação superior foram convocados para a avaliação. O aluno que não fizer a prova não poderá receber o diploma enquanto não regularizar a situação, participando do Enade em anos seguintes.
A estudante de pedagogia Helena Beatriz Brito da Costa disse que muitos colegas vão boicotar o exame e entregar o gabarito em branco. “Mas tem gente querendo fazer bem a prova porque na avaliação passada o curso de pedagogia ficou com uma nota muito ruim”, ponderou. Ela conta ainda que a coordenação do curso da Universidade de Brasília (UnB) tirou dúvidas sobre o preenchimento do questionário socioeconômico e cobra que, durante o curso, haja uma orientação a respeito do Enade.
A estudante Amanda Rosa também acha que o boicote prejudica o resultado do exame, mas disse que vai fazer a prova para se autoavaliar. “Quero me comparar com outras pessoas que estão se formando porque é com elas que vou concorrer em provas de mestrado e outros concursos que vêm pela frente”, disse a estudante de química da UnB.
A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de graduações. Neste ano, participam do Enade alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Confira a lista dos cursos que participam do exame este ano.
Estudante de educação física da UnB, Luis Felipe Rosa
O estudante de educação física da UnB Luiz Felipe Rosa acredita que, para o seu curso, o Enade ficará defasado. “Hoje ele é dividido em licenciatura e bacharelado, mas o meu curso ainda é do currículo antigo, então vou fazer a prova para avaliar um curso que não existe mais, para comparar com cursos diferentes”, explicou.
A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano. Procurada, a assessoria do Inep informou que amanhã (24) divulgará nota sobre o Enade 2014 e comentará os questionamentos dos estudantes. Em 2013, o exame teve 13,7% de abstenção.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil