Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Enem 2018: seis dicas de professores para a prova deste ano

Fazer seus próprios fichamentos e ficar ligado em materiais disponíveis na internet são duas das sugestões de quem atua na área

Redação iBahia • 07/05/2018 às 23:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Faltam seis meses para o Enem 2018 e os professores afirmam que quem não deu início aos estudos ainda tem tempo para correr atrás do prejuízo. Fazer seus próprios fichamentos e ficar ligado em materiais disponíveis na internet são duas das sugestões de quem atua na área. Veja as dicas para a prova deste ano, cujas inscrições começaram hoje.

1) Faça uma redação por semana

A seis meses da prova, os estudantes que ainda não começaram a estudar não devem pensar que tudo está perdido. Segundo professores, com planejamento é possível obter um ganho significativo de conhecimento até o dia do exame em novembro.

— Falta muito tempo para a prova ainda, dá tempo de se preparar. Uma aspecto fundamental é a redação. Essa é uma das disciplinas mais difíceis de estudar, porque a evolução é muito lenta e exige muita prática. Então, recomendo que o estudante comece a fazer uma redação por semana, pode ser cansativo, mas é fundamental — indica Fellipe Rossi, vice-diretor do Colégio de A a Z, recomendando ainda que os estudantes consultem provas antigas e comecem a estudar pelos assuntos mais frequentes no exame.

2) Faça seus materiais de apoio, como fichamentos

Para aproveitar o tempo até a realização do Enem, o diretor pedagógico do Colégio Alfa Cem Bilíngue, André Ferreira, sugere ainda que os estudantes confeccionem seus próprios materiais de apoio, como fichamentos.

— O ponto de partida é a construção de uma boa agenda de estudos, diversificada e construída para dar conta desses meses que ainda restam e das quatro áreas do conhecimento. Recomendo que tenham o hábito de fazer exercícios, assim o estudante identifica as áreas com maior dificuldade aquelas mais fáceis. Fichamentos, resumos e mapas conceituais são bem-vindos, principalmente para as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza — explica.

3) Busque conteúdos extraclasse, como vídeos na internet e jornais


O professor indica que os alunos procurem conteúdos extraclasse, como vídeos na internet e notícias de jornal, frisando a importância de que os alunos estejam conectados ao que está acontecendo no mundo.

— Talvez o próprio professor possa indicar um canal na internet que complemente a rotina de estudos. É fundamental que os estudantes tenham uma leitura de mundo. Quando o aluno chega ao terceiro ano do ensino médio, ele se desconecta das atualidades, mas é preciso estar conectado com as mídias jornalísticas. De alguma maneira essa integração do currículo com o mundo gera repertório para o estudante — afirma Ferreira.

4) Diga aos seus pais como ele podem ajudar

É importante que os pais entendam a rotina de estudos do jovem e conheçam as características do Enem. O professor Eduardo Valladares, que comanda a disciplina de técnicas de estudo do Descomplica, explica o que os pais podem fazer para ajudar os filhos durante a preparação:

— Muitas vezes o aluno está na internet, mas está estudando, então os pais devem ter consciência disso. Ele também pode baixar aulas e depois assistir.

Para que a relação entre pai e filho favoreça o desempenho do estudante no Enem é importante ainda que haja uma relação de confiança. Valladares destaca que o aspecto emocional é um fator fundamental nessa equação:

— Recebi mensagem de uma aluna que reclamava que o pai não tinha confiança nela. Isso é um peso muito forte dos responsáveis sobre eles. A força dessa pressão emocional dos pais é enorme. Treinar para um concurso é 50% conteúdo e 50% equilíbrio emocional que vem de quem te cerca.

5) Participe de grupos no Facebook ou em outras plataformas

Aluno ajuda aluno, dizem todos os professores. Então, é importante participar, por exemplo, de grupos no Facebook ou em outras plataformas voltadas para estudo.

— Precisamos desmistificar a ideia de que as redes sociais só atrapalham — diz Eduardo Valladares, do Descomplica.

6) Leia e releia as regras do exame

Fique atento às regras. Baixe o edital e leia todas as regras no site oficial. Questão polêmica no exame do ano passado, por exemplo, a regra que exigia dos candidatos respeito aos direitos humanos nas redações foi retirada no edital deste ano.

Desde 2013 o Enem exigia que os estudantes não desrespeitassem os direitos humanos, sob pena de nota zero, mas ano passado uma decisão judicial suspendeu essa regra. Ainda assim, o respeito aos direitos humanos é uma exigência da competência 5 da redação. Isso significa que, mesmo que o aluno não tenha a prova anulada, ele pode receber uma nota baixa nessa competência caso desrespeite os direitos humanos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação