Educação

Enem: Candidatos poderão saber seu local de prova nesta sexta (20)

Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro

Agência O Globo

Serão liberado nesta sexta-feira, a partir das 10h, os cartões de confirmação da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Neles os inscritos poderão saber seu local de realização das provas, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. O documento traz o número de inscrição; data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

O cartão de confirmação pode ser consultado pela "Página do Participante" ou pelo aplicativo do Enem, que deve ser atualizado, também, a partir desta sexta. Para acessar o documento basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição.

Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em relação à declaração de comparecimento.


A partir desta edição do Enem, quem precisar comprovar presença na prova, deve imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante.

No dia da prova, o participante deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. As declarações já estarão liberadas para download. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar a declaração, caso necessite.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dia das provas, mas o Inep sugere que o façam para facilitar o acesso às informações de sua inscrição. Outra orientação é que todos façam o trajeto antes do dia do exame, e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao seu local de prova. As medidas são para evitar atrasos no dia da aplicação.

Senhas esquecidas
Participantes que esqueceram a senha cadastrada na inscrição deverão recuperá-la para acessar o cartão de confirmação. O Inep preparou um passo a passo na "Página do Participante" com orientações para três situações específicas.

A recuperação é para aqueles participantes que esqueceram a senha, mas lembram o e-mail cadastrado, para onde uma nova senha será enviada. Já quem não se lembra da senha, nem do e-mail, mas se do telefone cadastrado, poderá receber a nova senha por SMS. Aquele que não se lembra da senha, do e-mail e do celular deverá cadastrar novos dados de contato.