Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
NOVELAS

Erika Januza sofreu com cena de racismo na novela

Atriz chorou junto com Raquel as dores do racismo trazido pelas palavras da personagem de Eliane Giardini

Redação iBahia • 13/11/2017 às 16:52 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Na última sexta-feira, a cena de “O outro lado do paraíso” em que Nádia (Eliane Giardini) expulsou Raquel (Erika Januza) de sua casa sob insultos racistas chocou muita gente. Inclusive a intérprete da empregada doméstica. Erika revela que ficou bastante abalada com o que ouviu em frente às câmeras e foi às lágrimas, mesmo depois de Eliane ter suavizado o texto original de Walcyr Carrasco, que continha xingamentos ainda mais fortes.

Foto: Reprodução


— Eu chorei tanto, que depois que a cena terminou eu continuei chorando. O diretor continuou gravando, e Eliane correu e disse: “Chega, chega, chega”, me abraçando. Ela falou que vai embora mal quando grava esse tipo de cena, porque não é fácil, não é da índole dela (falar essas coisas). Ninguém se acostuma com isso, e nem é para se acostumar, mas ficar ali repetindo mil vezes “Some daqui!” é muito forte. Tudo bem que é uma personagem, é ficção, mas eu penso na história de todo um povo que sofreu e ainda sofre com isso — diz Erika

A atriz afirma que nem a fama a protege do preconceito, no dia a dia em sociedade:

— Não é porque sou atriz que deixei de enfrentar isso, não. Outro dia, eu estava no trânsito, o motorista me cortou e me disse um absurdo.

Leia mais:

Foto: Reprodução


Na preparação para dar vida a Raquel, Erika assistiu a vários filmes, leu livros e reportagens e conversou com muita gente da vida real que passou pelo drama da personagem.

— Tinha noite em que eu ia dormir tão pesada, tão triste... Isso mexe com a gente, mexe com a minha história inclusive. Antes, as pessoas não tinham consciência do racismo para dizer: “Vou denunciar!”. Hoje em dia, os negros estão mais conscientes, mais unidos, e essa união dá força aos outros: “Vi que fulano foi lá e denunciou, eu também vou denunciar”. Isso se torna uma rede de conscientização que vai deixando todo mundo mais forte e que vai inibir os racistas de se manifestarem, porque eles vão saber que não poderão mais fazer as gracinhas deles e ficarem impunes.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS