Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

"Escreveremos um novo roteiro sobre o futuro", afirma chefe da ONU sobre COP21

• 01/12/2015 às 9:15 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

ban-cop21-ecod.jpg
Secretário-geral da ONU durante a abertura da Cúpula do Clima
Foto: ONU/Rick Bajornas

“Hoje vocês estão aqui para escrever um novo roteiro para o futuro”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na abertura da Conferência do Clima em Paris (COP21), na segunda-feira, 30 de novembro, acrescentando que um momento político como este pode nunca mais acontecer.

A COP21 trouxe à capital francesa 150 líderes mundiais com o objetivo de firmar um acordo universal para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e limitar o aumento da temperatura global em 2ºC.

No processo preparatório para a COP21, países submeteram voluntariamente seus planos de ação para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), chamadas, formalmente, de Contribuições Intencionais Nacionalmente Determinadas (INDCs). Segundo Ban, mais de 180 países enviaram seus planos nacionais, o que abrange quase 100% das emissões globais.

“É um bom começo”, disse o secretário-geral. “Mas precisamos ir muito mais além e depressa se quisermos limitar a elevação da temperatura global abaixo dos 2 ºC”, disse Ban.

De acordo com especialistas, mesmo este aumento traria sérias consequências à segurança alimentar e de recursos aquíferos, à estabilidade econômica e à paz internacional.

“Países desenvolvidos devem manter sua promessa de mobilizar 100 bilhões de dólares por ano até 2020”, lembrou, “ Um novo acordo também deve incluir um quadro único transparente para medir, monitorar e informar sobre o progresso. E países com baixa capacidade deveriam contar com flexibilidade e apoio para que eles possam cumprir as exigências desse novo sistema”, pontuou Ban Ki-moon.

A secretária executiva da UNFCCC, Christiana Figueres, lembrou que este ano representou um ano de viragem para a agenda do clima. “Depois de anos de trabalho árduo, finalmente vemos irreversibilidade de direção, profundidade de engajamento e ousadia na ação”, disse aos líderes na abertura do evento.

“Este ponto de viragem é notável, mas a tarefa não chegou a fim”, acrescentou. “Cabe a vocês capturar esse progresso e traçar um caminho sem equívoco adiante, com um destino claro, com marcos determinados e um prazo previsível que responda às demandas da ciência e a urgência do desafio.”

(Via ONU Brasil)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade