Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Escritor ajuda a fomentar o mercado com a compensação de CO2

Novo livro de Augusto Cruz será lançado no dia 16 de setembro

Redação iBahia • 18/08/2017 às 11:24 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O novo livro do escritor Augusto Cruz, 'Sobre Mares e Monstros e Outras Histórias', editora Scortecci, com lançamento previsto para o dia 16 de setembro na Livraria Cultura, em Salvador, acaba de receber Certificação pela neutralização de parte do Carbono emitido pela produção e confecção da obra. “Acho de extrema importância a colaboração com o meio ambiente. Independentemente do tamanho do projeto, sejamos conscientes. Assim, ofertaremos um ambiente melhor para as futuras gerações”, explica Augusto que realiza a compensação pela segunda vez, a primeira foi quando da publicação do livro 'Corredor: Um estilo de vida', Editora Oito e Meio.


Por conta da certificação do novo livro, serão plantadas árvores que compensarão cerca de duas toneladas de carbono. A neutralização será feita a partir da restauração florestal de nascente, em uma área pertencente a uma pequena agricultora, localizada no município de Igrapiúna-BA.

O Brasil ocupa a terceira posição mundial entre os países que participam desse mercado, com cerca de 5% do total mundial e 268 projetos. Um desses projetos, é o 'Carbono Neutro Pratigi', que existe desde 2012 e é uma iniciativa executada pela Organização de Conservação da Terra (OCT), Organização da Sociedade Civil, tendo como principal objetivo neutralizar e compensar a pegada de carbono, a partir da recuperação de áreas degradadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) em pequenas propriedades rurais. Os agricultores, proprietários das áreas beneficiadas pelo projeto, recebem incentivos financeiros e não financeiros, chamados de Pagamentos pelos Serviços Ambientais (PSA). Através destas ações, a OCT propõe a valoração da floresta em pé, buscando estimular cadeias e arranjos produtivos locais através de ferramentas econômicas de conservação norteadas pelos preceitos do BioComércio, desenvolvimento social e mitigação de mudanças climáticas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura