Empregos

Especialista fala sobre a importância de se divertir no ambiente de trabalho

As palavras "trabalho" e "diversão" não deve ser uma antítese. Mas para muitas pessoas, elas são

É muito importante poder se divertir no trabalho, afinal quando fazemos o que gostamos, naturalmente damos o melhor de nós, aumentamos as nossas chances de sucesso e até os dias mais longos não parecem tão difíceis. Mas como podemos tornar o nosso trabalho mais divertido ou, menos entediante ?


Uma boa dica é começar por criar “rituais de felicidade” com seus colegas de trabalho. Eles podem ser qualquer coisa  que, quando compartilhada, com uma certa periodicidade, ajude a relaxar o ambiente. Isso me lembra os almoços de sexta-feira de um conhecido meu. Ele costumava se reunir com os colegas após as reuniões semanais com a diretoria, para desestressar. Ou seja, após o momento mais tenso da semana, eles instituíram o momento mais divertido, capaz de deixar todos mais relaxados para o final de semana.


Outra prática  muito simples e que tem um grande efeito calmante, é o costume de se levantar e caminhar um pouco pelo escritório durante a sua jornada de trabalho. Além de fazer bem para o corpo, pode ajudar a desanuviar as ideias. Porque não discutir algum tema mais sério na cafeteria do térreo? Pode ajudar a diminuir a pressão.


Faça o seu espaço de trabalho um lugar que você gosta de estar. Decore-o com objetos pessoais, fotografias e outros elementos que lhe tragam bem estar, como plantas, por exemplo. Costumo manter pequenas lembrancinhas de viagem trazidas por meus alunos em minha mesa do escritório. Elas me fazem um pouco mais feliz, por lembrar de alunos queridos que lembraram  de mim em momentos felizes.


Mantenha o seu profissionalismo mas não se esqueça de sorrir e de compartilhar noticias engraçadas que possam levantar o astral de todos. Uma parada para a risada é sempre bem vinda, desde que usemos o bom senso.

Elogie as pessoas que estão ao seu redor. Você não tem ideia do poder que um elogio tem no humor das pessoas. Melhorando o humor do grupo, o seu humor também ficará em alta.


Se sua empresa tem um time de futebol ou um coral, junte-se. Não é apenas uma ótima maneira de se relacionar com seus colegas de trabalho, mas pode realmente se transformar em uma atividade prazerosa.


O trabalho nem sempre vai ser muito divertido mas, passamos grande parte de nossas vidas executando-o, então, porque não tentar torná-lo mais agradável para nós mesmos? . Ficam as dicas.





Profa. Dra. Carolina Spinola
E-mail: valorh@valorrh.com.br
Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.




Veja Mais