Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Especialista lista tendências e erros comuns na maquiagem

Tiramos algumas dúvidas sobre maquiagem e descobrir quais tendências andam no radar para 2017

Redação iBahia • 24/06/2017 às 9:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Maquiadora oficial da Maybelline no Brasil, Juliana Rakoza já assinou a beleza de famosas como Marina Ruy Barbosa, Claudia Raia e Nathalia Dill. Mas o negócio da moça são mesmo as redes sociais: com 156 mil seguidores no Instagram, ela ainda faz sucesso com seus tutoriais no YouTube.Tiramos algumas dúvidas sobre maquiagem e descobrir quais tendências andam no radar dela. Confira:

Você poderia listar algumas tendências de maquiagem para esta temporada e falar um pouco sobre cada uma?

Nos tapetes vermelhos e desfiles, tenho visto muito os seguintes efeitos:

Olho gráfico: pode ser feito com caneta ou gel. Faça o delineado gatinho rente aos cílios superiores e, na linha dos cílios inferiores, um traço com delineador ou lápis colorido.

Boca metalizada: o batom vem na textura mate, ela é opaca e metalizada ao mesmo tempo. Se você não tem esse batom, pode passar um batom mate e por cima colocar uma sombra metalizada para dar o mesmo efeito.

Tons metalizados: pode ser usado em vários focos diferentes: como iluminador, no alto das têmporas, e com um batom metálico. É bom dosar o neutro com uma cor metálica, assim não tem como errar.

Pele iluminada: para conseguir essa pele é preciso hidratá-la muito bem e ressaltar os pontos positivos do seu rosto. Invista em um primer e na base, que é melhor se for aplicada com as pontas dos dedos para deixar o resultado mais natural. O mesmo vale para o corretivo, e só nos pontos que mais precisar. Maquiadora faz make especiais de Carnaval e festas à fantasia

Para você, qual é a coisa mais importante de se ter em mente na hora de fazer um make?

É pensar que nem tudo o que é tendência vai valorizar o seu tom de pele, seu rosto ou o seu formato de olho. Primeiro você tem que entender como você é e valorizar os pontos positivos. Uma mulher com pele madura, por exemplo, passa sombra metalizada nas pálpebras e vai marcar ainda mais as linhas de expressão. Quem tem olho muito caído, por exemplo, não consegue valorizar o olhar com o delineador. Tem que adaptar as tendências. O maquiador tem que saber que cada mulher é única, não dá para reproduzir a mesma maquiagem em todas.

Qual é o maior mito em relação a maquiagem que a gente escuta por aí? Por quê?

Tenho vários! Por exemplo: para o dia não pode ser sombra metálica, tem que ser sombra opaca. Não tem nada a ver. Ou aplicar base com colher, ou fazer o côncavo com colher, ou carimbar o grampo com delineador e aplicar, ou passar a base com pompom... Depois a pessoa sai toda "errada" e não sabe o motivo. A base foi feita para ser aplicada com pincel ou com os dedos. É mais fácil investir em um pincel mesmo que seja baratinho do que ficar desenvolvendo alternativas e sair com a pele manchada e sem um acabamento perfeito.

Com o surgimento de novos produtos no mercado, muita gente fica na dúvida sobre o que usar. Dá para usar tudo de uma vez ou o ideal é dosar?

Tem muito produto e opção. Não tem tempo? Usa os produtos multifuncionais como o BB Cream e o CC Cream. Mas se vai para uma festa é indispensável usar o primer, iluminador, o bronzer e o blush mais coradinho para incrementar o look. Então para uma make mais incrementada eu não dispenso esses produtos, mas para uma maquiagem dia a dia vale usar um produto multifuncional para pular algumas etapas. Você precisa estar apresentável e não impecável, parecendo que saiu do maquiador.

O contorno ainda continua em alta? Para quem for se arriscar em fazer um make desse tipo, mais complexo, qual é o maior cuidado a ser tomado para não errar?

O contorno sempre existiu e sempre vai existir. Acontece que a Kim Kardashian levou isso para as pessoas leigas e hoje todo mundo quer fazer. Mas não é para todo mundo, é para quem precisa. E quem não precisa quer usar. Tem que entender o seu formato de rosto e ver se você precisa. Quem tem o rosto fino e fizer contorno, vai ficar com o rosto mais fino ainda. Fica com aparência de doente. Para quem tem a testa larga, queixo comprido e papada e quer diminuir, funciona. Não use em excesso e nem faça com base, pois fica manchado, já que você não consegue esfumar. O que eu vejo mais de errado são as pessoas abusarem do contorno, fazerem uma linha grossa, ou para baixo da onde tem que ser o posicionamento. Ao invés de afinar, mancha o rosto. O ideal é usar produto em pó ou stick que tem uma cor mínima então funciona bem. No rosto, para afinar, o posicionamento certo é: coloque dois dedos para cima do maxilar e dois dedos antes do final da boca. Funciona para todos os tipos de rosto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza