Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Estudantes estrangeiros são assaltados durante arrastão em Ondina

O grupo, que estava morando em Aracaju há um mês, desembarcou nesta terça-feira em Salvador

• 04/08/2015 às 9:40 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um grupo de nove estudantes estrangeiros foi assaltado no início da manhã desta terça-feira (4), no bairro de Ondina, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 8h, nas proximidades do Clube Espanhol.

As vítimas são de México, Polônia, Equador, Grécia e Chile e têm idades entre 18 e 24 anos. O grupo, que está morando em Aracaju (Sergipe) há cerca um mês por conta de um intercâmbio cultural, desembarcou nesta terça-feira em Salvador para conhecer a capital.De acordo com os turistas, eles deixaram as malas em um hotel na Barra e foram passear na Orla, já que o check-in no estabelecimento só poderia ser feito a partir das 12h. Eles estavam próximo ao Morro do Cristo e passavam pela avenida Oceânica quando foram abordados por dois homens armados. Quatro dos nove turistas tiveram pertences levados: três celulares, uma bolsa com dinheiro e o passaporte de uma polonesa, além de uma carteira. "Já tínhamos sido avisados de que precisaríamos ter cuidado, mas não esperava que em um horário desse, de manhã, e no primeiro dia, isso pudesse acontecer", disse o estudante mais novo, de 18 anos. Nenhum dos turistas quis se identificar. A programação do grupo é ficar na cidade até sexta-feira (7). Após o assalto, eles estavam em dúvida sobre a permanência na cidade, mas, no final da manhã, tranquilizados, vão conhecer a capital. "Não queremos nos apegar a isso que passa, vamos conhecer a cidade e não estragar a viagem", afirmou um dos estudantes.
Polícia capturou o assaltante que fugiu pelo mar (Foto: Mauro Akin Nassor)
Ainda pela manhã eles foram levados por policiais para o Pelourinho. Não foi um dia de passeio, como planejavam, mas de resolver com a polícia as burocracias e os depoimentos necessários para registra o boletim de ocorrência e reconhecimento de um dos bandidos preso. O caso será acompanhado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), que fica no Centro Histórico.Após o crime, os suspeitos fugiram para direções diferentes; um subiu a ladeira em direção ao Morro do Gato e o outro fugiu pelo mar, após acessar a obra do Centro Espanhol. Equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) sobrevoaram a área em busca dos suspeitos.Por volta das 9h20, dois policiais que entraram no mar conseguiram capturar um dos ladrões, que tentou inicialmente se esconder nas pedras. As viaturas chegaram ao local minutos antes da ocorrência quando os bandidos ainda fugiam."Após buscas, o indivíduo foi localizado sobre uma pedra e, ao visualizar o helicóptero, se jogou ao mar tentando fugir, sendo necessário o desembarque de um tripulante operacional em voo para conter e efetuar a prisão", detalha, em nota, o Departamento de Comunicação Social da PM (DCS).Marcos Vinicius Conceição de Almeida, 23 anos, foi encontrado ferido por conta da fuga nas pedras e vestido apenas de cueca. Por conta disso, foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) para ser medicado. Cerca de 40 minutos depois, ele foi conduzido à Deltur."Ele se desfez da arma e até o momento não sabemos se os pertences estavam com ele ou com o comparsa", informou o subtenente Muniz, da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barra). "A maré estava alta então isso dificultou a prisão", detalhou o PM. O segundo assaltante que participou da ação permanece foragido.Segundo o funcionário de uma obra da região, que não quis se identificar, quando os policias chegaram os bandidos estavam em fuga e os agentes já chegaram atirando. "Ficamos com medo porque a polícia já chegou atirando e alguém que estava trabalhando aqui poderia ser atingido", disse. Ainda de acordo com ele, é frequente ver assaltos nesse trecho da Orla. Em nota, a PM informou que quatro disparos foram efetuados pelos bandidos em fuga e não confirmou que os PMs teriam atirado.
Helicóptero do Graer perseguiu assaltante no mar (Foto: Mauro Akin Nassor)
A movimentação de policias chamou atenção de quem passava, ontem pela manhã, na Orla. A sensação de insegurança na cidade foi reforçada por moradores da região ouvidos pelo CORREIO. O comerciante Fernando Portela, 42, se preocupa sempre que sai de casa pela manhã para correr. "A Barra tem estado mais visada e os turistas sempre são os alvos. Eu costumo correr sempre pela manhã e saio sem nada, relógio, celular, eu deixo em casa. Só saio com dinheiro, para não chamar atenção", conta ele que é morador da Barra.O horário da ação dos bandidos contra os turistas, ontem, foi o que impressionou a dona de casa Sônia Vieira. "A cidade está toda muito insegura, quando até em um lugar tão aberto e iluminado como esse acontecesse isso é por que está tudo errado", afirmou. Um morador de Ondina de prenome Antônio afirmou que assaltos nas proximidades do Morro do Cristo são frequentes "Outro dia aqui mesmo nessa curva (do Cristo) eu vi um rapaz no ônibus que estava no engarrafamento. O vagabundo meteu a mão pela janela e levou o boné dele. Um boné! Ou seja, é a droga que faz isso", afirmou. Apenas uma mochila com documentos foi recuperada e devolvida ao grupo. Os celulares, dinheiro e documento não foram localizados. Segunda a tenente Virginia, da 11ª CIPM (Pituba), Marcos não teve ferimentos graves e por isso teve alta ainda pela manhã no Hospital Geral do Estado (HGE), onde fez exames de radiografia e foi medicado.[youtube h9mQ_G89uB0] *Com informações do repórter Alexandro Mota
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador