Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Estudo desmente mito dos 5 segundos para comida que cai no chão

O estudo constatou que a melancia é a comida mais suscetível à contaminação

Redação iBahia • 14/09/2016 às 20:16 • Atualizada em 01/09/2022 às 11:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um estudo científico publicado pela Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, comprovou que não é verdadeiro o mito que diz que o alimento não se contamina quando passa menos de cinco segundos em contato com o chão.
Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC), por ano uma em cada seis norte-americanos sofre algum tipo de infecção alimentar. O coordenador da pesquisa na Rutgers, Donald Schaffner, atribui esse número, principalmente, à ingestão de alimentos que entram em contato com o chão.

				
					Estudo desmente mito dos 5 segundos para comida que cai no chão
Para esclarecer o mito, os pesquisadores usaram diversos tipos de superfície e comidas como melancia, pão e doces. Os resultados variaram em função das combinações entre o tempo de permanência da comida e o tipo de superfície.
Schaffner explicou que a regra dos cinco segundos é baseada na ideia de que bactérias levam tempo para se transferir. A pesquisa revelou, por sua vez, que esse período de tempo é suficiente para a contaminação. O contágio pode ocorrer, inclusive, até instantaneamente.
O estudo constatou que a melancia é a comida mais suscetível à contaminação por ser altamente aquosa. "A bactéria não tem pernas, ela se transfere através da umidade do meio. Quanto mais água a comida contém, mais rápido a bactéria entra", diz o estudo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde