Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Ex-agente do FBI ensina como saber quando alguém está mentindo

Aprenda dicas para descobrir quando alguém não está falando a verdade para você

Redação iBahia • 06/08/2016 às 15:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 4:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Mentir é algo mais comum do que deveria ser, não é mesmo? Em todas os campos e situações da vida, fica cada vez mais difícil saber quando algém está falando a verdade ou mentindo para você. Mas algumas dicas podem ajudar nisso. O ex-agente do FBI, Jack Schafer, escreveu o livro 'The Like Switch', que traz dicas de como reconhecer os mentirosos.
“Eu compilei várias técnicas em meu livro, para detectar pessoas que estão acostumadas a mentir. A beleza dessas técnicas é que as pessoas nunca ficam cientes de que você as está empregando”, disse o autor para o blog de Rob Waugh, do Yahoo. Confira as dicas:
1) Fazer perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não
Segundo o ex-agente, quem mente costuma dar respostas longas, complicadas e distorcidas. “Para saber se uma pessoa está dizendo a verdade, façam perguntas que devem ser respondidas com sim ou não. Se a pessoa falhar em responder, fique em estado de alerta. Faça a mesma pergunta, caso ela tente dar uma resposta longa e complicada. Se, por fim, você não conseguir um sim ou um não, a chance da pessoa estar mentindo aumenta significativamente”, afirma ele.
2) Ficar atento para a palavra “Bom…”
“Se você faz uma pergunta que poderia ser respondida com um sim ou não e a pessoa começa a responder com uma palavra como 'Bom...', é bem possível que a resposta seja mentira” diz Schafer.
3) Perguntar “Por que eu acreditaria em você?”
Segundo o autor, as pessoas que estão dizendo a verdade vão responder “porque eu estou dizendo a verdade” ou algo do tipo. Os que mentem provavelmente darão respostas mais complicadas: “Mentirosos oferecerão respostas como 'eu sou uma pessoa honesta', 'não precisa acreditar em mim se não quiser' ou 'não tenho motivos para mentir'”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento