Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Exportações de etanol até julho têm melhor resultado desde 2009

O Brasil exportou, até julho deste ano, mais de 1 bilhão de litros de etanol, resultado 27% superior ao mesmo período de 2011, marca que não era atingida desde 2009. Os números refletem o bom cenário externo para os produtores brasileiros, depois de um longo período de queda iniciado em 2008. A seca norte-americana e a retomada do preço no mercado internacional também traçam boas perspectivas para os usineiros nacionais.

• 08/08/2012 às 12:00 • Atualizada em 12/09/2022 às 0:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

vista a?ea de planta??o de cana de a??car em piracicaba, interior de s? paulo
Vista aérea de plantação de cana de açúcar em Piracicaba, interior de São Paulo. Foto: Fernando Stankuns

O Brasil exportou, até julho deste ano, mais de 1 bilhão de litros de etanol, resultado 27% superior ao mesmo período de 2011, marca que não era atingida desde 2009. Os números refletem o bom cenário externo para os produtores brasileiros, depois de um longo período de queda iniciado em 2008. A seca norte-americana e a retomada do preço no mercado internacional também traçam boas perspectivas para os usineiros nacionais.

Segundo informações do jornal Brasil Econômico, a estiagem nos Estados Unidos já promoveu uma quebra da safra de milho de 20% a 25% e abriu espaço para o combustível brasileiro. Produtores locais comemoram. "Embora seja pequena a quantidade de etanol que temos disponível para negociar, a seca lá está ajudando muito as vendas. A balança comercial do setor voltou a ficar positiva", destacou Martinho Ono, diretor da SCA Etanol do Brasil.

Por aqui, enquanto que o biocombustível sofre com o subsídio fornecido pelo governo federal à gasolina - redução de impostos e controle de preços pela estatal Petrobras, nos Estados Unidos o preço é feito pelo mercado, o que tornou o produto brasileiro essencial para abastecer postos da costa leste daquele país. Atualmente, no mundo, apenas o Brasil exporta o etanol anidro, utilizado nos veículos norte-americanos.

Uma certificação emitida pelo EPA (Environment Protection Agency - Agência Americana de Proteção Ambiental) ao etanol brasileiro ajuda os usineiros nacionais a explorarem o mercado americano.

Ainda de acordo com a matéria do Brasil Econômico, os brasileiros aproveitam também a oportunidade criada pelo clima para mandar um recado para o governo nacional. Segundo eles, há espaço no mercado externo para o produto do Brasil, e, caso não sejam adotadas políticas a favor do consumo de etanol no país, a próxima safra pode ser voltada à exportação e à produção de açúcar, o que já foi visto em 2011.

Foco no exterior

"Hoje, as empresas estrangeiras já são mais da metade das usinas em funcionamento no país. Elas trabalham com o conceito de rentabilidade. O consumo brasileiro pode perder importância para o produtor nos próximos anos", alertou José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O consultor adiciona a informação de que o Japão pode intensificar as compras de etanol em 2013, após adotar um programa de biocombustíveis.

No último ano, a Petrobras já se viu obrigada a importar etanol dos Estados Unidos, uma vez que mais de 90% da produção brasileira já estava comprometida. "O governo não pode deixar passar essa oportunidade. Precisa olhar mais atentamente para o álcool combustível", defendeu Castro.

Braços abertos

Uma certificação emitida pelo EPA (Environment Protection Agency - Agência Americana de Proteção Ambiental) ao etanol brasileiro ajuda os usineiros nacionais a explorarem o mercado americano. Após investimentos das companhias para adequar a produção às exigências da agência, o biocombustível nacional está sendo recebido de braços abertos pelos postos locais.

"Os americanos estão pagando acima do valor de mercado para ter o etanol feito a partir da cana-de-açúcar. Isso diminuiu muito a diferença de preços pagos pelo açúcar e pelo etanol", observou Maurício Muruci, analista da consultoria Safras e Mercados.

A remuneração do açúcar está cerca de 30% acima da do combustível, mas isso cai para 15% com os prêmios pagos. Porém, a produção não é tão elástica. São necessários longos investimentos para elevar a produção de etanol para exportação", ressaltou Martinho Ono, da SCA.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade