Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Exposição gratuita traz 14 raças de gato diferentes para Salvador

Os felinos em também participam de concursos, que avaliam o padrão de cada raça. Evento acontece no Sol Bahia Atlântico, em Patamares

• 13/04/2014 às 14:18 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quem ama gatos já tem programa certo para esse domingo: visitar a exposição realizada pelo GatoGrupo Bahia, das 10h às 19h, no Sol Bahia Atlântico, em Patamares, com entrada gratuita. São 140 gatos de 14 raças diferentes, além dos sem raça definida (ou pelo curto brasileiro). Os felinos em também participam de concursos, que avaliam o padrão de cada raça. Para o presidente do GatoGrupo, Rodrigo Araújo, o evento é uma oportunidade de desmistificar alguns preconceitos que ainda cercam os bichados: “Aqui no Nordeste não tem muito essa cultura de criar gatos. Aqui ainda se pensa muito que o gato só se apega à casa e não ao dono. Mas na verdade eles são carinhosos, companheiros também”, afirma.

A exposição no Sol Bahia Atlântico, Patamares, tem mais de 140 gatos de 13 raças diferentes: hoje, das 10h às 19h, com entrada franca (Foto: Marina Silva)

Os visitantes têm a oportunidade de conversar com criadores e conhecer felinos diferentes, como o da raça sphynx, que não tem pelos. Mística, de seis meses, é um deles. Agitada, a gatinha da carioca Fernanda Campos, chama atenção de quem nunca viu um gato sem pelos. De origem canadense, a gata é carinhosa e convive bem com os outros 15 gatos e dois cachorros que Fernanda tem em casa. Enquanto o sphynx exibe sua falta de pelos, os persas do baiano Ricardo Freitas esbanjam os seus. E quem gosta de persa é uma boa oportunidade de conhecer um original de perto. “É difícil encontrar o gato persa de verdade, tem muitos misturados por aí. Até para comprar é preciso ter cuidado”, conta Ricardo. E para manter a qualidade do padrão da raça, é preciso investir. “Só o xampu deles custa R$ 400. É preciso amor para investir e gostar mesmo de gatos”, diz. E não falta amor, porque Ricardo tem nove gatos em casa. Amor também é o que motiva a paulista Tatiana Fabichak, que não se importa de carregar 10 kg para exibir o gigante Dom Diego. Da raça maine coon, o gato de Tatiana mede 1,15 m e é o maior da mostra. Importado da Espanha, Dom Diego tem seis anos e divide a casa com a famosa Tábata, filha de um tricampeão mundial. “Ela veio da Itália e é a única exemplar aqui na América Latina”, conta Tatiana. Há também espaço para outras raças como o bengal, que lembra a onça pintada, o american curl, que tem as orelhas viradas para trás e o ragdoll, que tem uma pelugem bem variada. E ainda dá para conhecer o trabalho da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA), que também expõe no evento e concorre na categoria gatos domésticos. Os dez gatos em exposição estão para adoção. A voluntária da ABPA Edineide Lima lembra da importância de saber cuidar dos gatos: “É preciso adotar o gato que tenha um temperamento de acordo com o ambiente que ele vai ficar”. Na exposição não é possível fazer a adoção e quem se interessar por algum pode ir no domingo que vem, na feira que acontece toda semana na Praça Ana Lúcia Magalhães, Pituba, das 9h às 13h. Já quem quiser comprar algum gato de raça pode conversar os criadores, mas nenhum da competição está à venda.

(Fotos: Marina Silva)

Matéria original: Jornal Correio* Exposição gratuita traz 14 raças de gato diferentes para Salvador

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador