Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Falha no Facebook pode ter exposto fotos de 6,8 milhões de contas

Companhia informou que planeja enviar notificações aos usuários que podem ter sido afetadas, com redirecionamento para a central de ajuda

Redação iBahia • 14/12/2018 às 13:50 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Facebook informou nesta sexta-feira a descoberta de uma falha que pode ter afetado até 6,8 milhões de usuários que usam a conta na rede social para que aplicativos de terceiros acessem o arquivo de fotos. Segundo a companhia, o erro foi corrigido, mas pode ter afetado 1,5 mil aplicativos criados por 876 desenvolvedores.

A falha permitiu que esses aplicativos tivessem acesso a um conjunto maior de fotografias dos usuários entre os dias 13 e 25 de setembro. Em texto publicado em um blog da companhia, o Facebook explica que “quando alguém dá permissão a um aplicativo acessar suas fotos na rede social, nós normalmente damos acesso às fotos publicadas na linha do tempo. Neste caso, a falha deu aos desenvolvedores acesso a outras fotos, como aquelas compartilhadas no Marketplace ou no Stories. A falha também afetou fotos que foram enviadas ao Facebook, mas não publicadas”.

Notificação será enviada a usuários afetados pela falha. (Foto: Facebook)

“Nós lamentamos que isso tenha acontecido”, disse a companhia. “Na próxima semana nós vamos liberar ferramentas para desenvolvedores que permitirão que eles identifiquem quais pessoas que usam seus aplicativos que foram afetados por esta falha. E vamos trabalhar para que esses desenvolvedores apaguem as fotos dos usuários afetados”

A companhia informou que planeja enviar notificações aos usuários que podem ter sido afetadas, com redirecionamento para a central de ajuda. O texto não informa quando o problema foi descoberto, mas, ao site TechCrunch, um porta-voz afirmou que o erro foi detectado e corrigido no dia 25. O atraso pode colocar a companhia em risco de multas pela nova lei de proteção de dados da União Europeia, que exige das empresas a divulgação de violações de dados 72 horas após a descoberta.

De acordo com o porta-voz, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, que supervisiona o GPDR, foi informada dentro do prazo.

Esta é mais uma falha da companhia no armazenamento de dados sensíveis de seus usuários. A empresa está envolvida no escândalo da Cambridge Analytica, suspeita de ter usado informações coletadas na rede social para influenciar eleições. Em setembro, foi descoberto o vazamento de quase 30 milhões de contas, sendo parte delas de brasileiros.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias