Salvador

Federação, Centro e Cosme de Farias registram maior volume de chuva nesta quarta

Dados são dos 20 pluviômetros de centro nacional de monitoramento instalados na cidade

Redação Correio 24h

A chuva pegou muita gente de surpresa na manhã desta quarta-feira (17), mas os moradores de alguns bairros sofreram mais com a precipitação. Os locais onde mais choveu em Salvador nas últimas horas foram Federação, Centro, Cosme de Farias/Brotas, Pirajá e Alto do Coqueirinho, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Os dados são monitorados ao vivo, por meio de pluviômetros automáticos instalados em diversos pontos da cidade. Nas últimas seis horas, choveu 67,06 mm na Federação, 53,55 mm no Centro e 41,24 em Cosme de Farias/Brotas. Pirajá registrou 36,64 mm e Alto do Coqueirinho, 21,2 mm.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 60,8 mm no pluviômetro instalado em Ondina. Segundo a metereologista Cláudia Valéria, este é ponto usado como referência na cidade para acompanhar a precipitação. Os dados são até as 10h de hoje.

"Do dia 1º até hoje choveu 232,3 mm, equivale 64,5% da média do mês de maio todo", explica Claudia Valéria.

Segundo a Defesa Civil, desde o dia 1° de maio até esta a manhã desta quarta-feira, o local que mais mais choveu foi no Centro, com 280,3 mm, e a área com menor índice foi a Baixa de Santa Rita, em São Marcos, com 102,8 mm. A média climatológica para este mês é de 359,9mm. 

"As fortes chuvas que caíram na capital agora pela manhã estão associadas à frente fria que avança pela cidade", afirmou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz. 

Defesa Civil

Durante um evento do Parque Social no Hotel Fiesta, o prefeito ACM Neto contou que está acompanhando as chuvas. "Eu venho acompanhando desde cedo com a Defesa Civil, monitorando as áreas mais críticas da cidade. Somente no Centro da cidade choveu em 30 minutos cerca de 15 mm - é um volume grande que acaba gerando alagamentos, retenção no trânsito, problemas de mobilidade e deixa o alerta para as áreas mais vulneráveis da capital", afirmou.

De acordo com o Inmet, a chuva vai continuar ao longo do dia desta quinta-feira (18). A temperatura média para o dia deve variar entre 23°C e 28°C. No final de semana, a constância da chuva deve reduzir, mas o tempo continuará chuvoso.

Veja Mais